Páginas

sábado, 22 de junho de 2024

60 anos de sacerdócio

Bom dia!

Foto: Agência ECCLESIA/PR

O padre António Rego celebrou 60 anos de sacerdócio. Foi no local de ordenação, em 1964, na Igreja Matriz de São Sebastião, na Ouvidoria de Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, nos Açores, que o antigo diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais e jornalista de vários órgãos de comunicação nacionais recebeu uma homenagem, esta sexta-feira.

Antes da celebração, em entrevista à Agência Ecclesia, o padre António Rego disse que a autenticidade é o segredo para o comunicador e afirmou-se sacerdote “das gentes” e “das ondas”.

“Só sendo autênticos, só sendo a nossa verdade e a nossa vida é que temos algo a comunicar. Não somos teóricos, nem abstratos, não estamos a inventar teorias para comunicar. Nós vivemos e depois de vivermos é que comunicamos” – Padre António Rego

É a 24 de junho que se celebra o Dia Nacional do Cigano, uma data que o diretor da Obra Nacional desta Pastoral, da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), assinalou com uma mensagem, divulgada ontem. Hélder Afonso alertou para a “marginalização” destas comunidades e manifestou o desejo de que a Igreja Católica “se proponha caminhar para a comunhão”.

Por Lisboa, o patriarca convocou a diocese a estar presente na Missa de Ordenação dos novos bispos auxiliares, D. Nuno Isidro Nunes Cordeiro e D. Alexandre Coutinho Lopes de Brito Palma, que acontece no dia 21 de julho, às 16h00, no Mosteiro dos Jerónimos.

Outros destaques levam-nos ao encontro do Papa Francisco que pediu a estudantes universitários de vários países na Ásia para permanecerem sempre firmes nas suas convicções. Já o conselheiro da representação da Santa Sé junto das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque, nos EUA, alertou para a “proliferação ilícita” de armas leves.

Para hoje, se não teve a oportunidade de escutar o programa ECCLESIA na Antena 1, esta manhã, pelas 06h00, convido-o a saber mais sobre esta conversa com Maria Carlos Ramos, da equipa sinodal da Diocese de Santarém. Em destaque está o processo sinodal em curso que vai marcar a celebração dos 50 anos da diocese no próximo ano.

Para amanhã, deixo o repto para assistir ao Programa 70×7, dedicado ao São João, no Porto e em Braga, que é transmitido na RTP2, pelas 17h00.

Desejo-lhe um ótimo sábado!

Leonor João

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário