Páginas

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Papa pede «condições humanas» para acolher pessoas refugiadas

O Papa associou-se ontem ao Dia Mundial dos Refugiados que hoje se assinala, uma data promovida pela ONU, pedido a criação de “condições humanas” para acolher estas pessoas.

“Que este dia possa ser uma ocasião para dirigir um olhar atento e fraterno a todos os que são obrigados a fugir das suas casas em busca de paz e de segurança”, disse, na audiência pública semanal que decorreu na Praça de São Pedro.

“Rezo para que os Estados se empenhem em assegurar aos refugiados condições humanas e a facilitar os processos de integração”.

Ainda na audiência, Francisco convidou a rezar com os salmos, livro bíblico do Antigo Testamento, que, afirmou, abre caminhos de felicidade, nas várias situações da vida.

“Há muitos salmos que nos ajudam a seguir em frente. Ganhem o hábito de rezar com os salmos, asseguro que serão felizes, no fim”, referiu aos peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, para a audiência pública semanal.

O bispo de Coimbra proferiu uma catequese precisamente sobre o mesmo desafio - ‘Orar com os salmos’ – dando continuidade ao ciclo de catequeses sobre a oração, promovido pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) na preparação para o Jubileu 2025.

O padre Paolo Benanti, conselheiro do Papa para as questões da Inteligência Artificial (IA), disse que é preciso desenvolver “barreiras de proteção” éticas, pelo ser humano, para evitar que “a máquina se desvie”.

“O tempo que dedicamos a desenvolver este pensamento é um tempo que garante solidez a estas barreiras de proteção. Ou seja, não se trata de tempo perdido, não se trata de atraso, trata-se simplesmente de tentar compreender o sentido humano, o sentido ético e quais são os valores morais em jogo que devem acompanhar esses valores numéricos sobre os quais a máquina escolhe”, referiu o franciscano, que integra o Órgão Consultivo das Nações Unidas sobre Inteligência Artificial (IA) e uma comissão do Governo italiano para o combate ao jornalismo de notícias falsas e desinformação.

Não deixe de espreitar a entrevista a Germano Silva, jornalista com 93 anos, profundo conhecer do Porto e acarinhado pela cidade. Se não acompanhou na Antena 1, pode encontrar no portal de informação ou em versão alargada no podcast «Alarga a Tua Tenda»

Em agencia.ecclesia.pt encontra mais noticias para ler, ver e ouvir!

Esperamos por si!

Tenha um excelente dia!

Lígia Silveira

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário