A homenagem começa com a eucaristia, às 18h30 horas, na Igreja do Carmo, a que se segue o jantar no salão paroquial, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
D. João Marcos é natural de Monteperobolso, concelho de Almeida, Diocese da Guarda e frequentou os seminários do Patriarcado de Lisboa, sendo ordenado sacerdote a 23 de junho de 1974 por D. António Ribeiro.
Nomeado bispo coadjutor de Beja a 10 de outubro de 2014, D. João Marcos substituiu no cargo D. António Vitalino Dantas.
Além do curso teológico no Instituto Superior de Estudos Teológicos do patriarcado, frequentou o curso de pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, hoje Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Pároco entre 1974 e 2002 e membro do Conselho Pastoral do Patriarcado de Lisboa a partir de 2001, foi nomeado cónego da Sé de Lisboa em 2003; fez várias experiências de itinerância como membro do Caminho Neocatecumenal, nomeadamente em Évora (1981-1983), em Dublin (1984) e em Porto Velho, Manaus e Belém do Pará (Brasil, 1985).
Os temas da formação sacerdotal e da representação iconográfica da Liturgia da Bíblia preenchem as principais publicações da autoria de D. João Marcos.
Em Março de 2024, o Papa Francisco aceitou a renúncia apresentada por D. João Marcos ao cargo de Bispo de Beja, nomeando como novo bispo da diocese D. Fernando Paiva, do clero de Setúbal.
LFS
Sem comentários:
Enviar um comentário