Mostra internacional de curtas-metragens
O Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA CC), que pertence à Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, está a desafiar os jovens entre os 14 e os 30 anos, de todo o mundo, a criarem “uma curta-metragem que demonstre como encontram Deus no seu dia-a-dia”. As curtas podem ser submetidas até ao dia 20 de janeiro e as selecionadas em cada categoria serão exibidas em Lisboa e Santarém, durante a Jornada Mundial da Juventude.
A iniciativa pretende incentivar os jovens a mostrarem que esse encontro pode acontecer “em contextos urbanos ou de Natureza, fora do circuito habitual das igrejas e outros locais de culto”, daí o nome escolhido para esta Mostra Internacional de Curtas-Metragens: “Deus Fora de Portas”.
A ideia partiu da equipa de programação do LA CC, composta por religiosas e leigos, no contexto dos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em Lisboa, em agosto de 2023. “Pensámos na importância de encontrar novas linguagens que mostrem o rosto de Deus e lembrámo-nos de que o cinema poderia ser um veículo interessante”, conta ao 7MARGENS a irmã Mafalda Leitão, responsável pelo centro de conhecimento. “Não só é uma linguagem contemporânea e que atrai os jovens, como atualmente é acessível através de aparelhos do quotidiano e com os quais os jovens gostam de trabalhar”, acrescenta.
Salvaguardando que se trata de “uma mostra, e não de um concurso ou festival”, a religiosa assinala no entanto que existe “um júri internacional” o qual irá selecionar pelo menos uma curta para cada categoria (curta-metragem de ficção ou documentário, curta-metragem de animação e curta-metragem experimental). “Poderão ser mais, dependendo da quantidade de participantes e da qualidade dos trabalhos”, refere a irmã Mafalda Leitão.
As curtas selecionadas, que não deverão exceder os 15 minutos de duração, terão “uma espécie de prémio”: serão exibidas durante a Jornada Mundial da Juventude, “em princípio, no nosso espaço da Casa de São Mamede, em Lisboa, e ainda em Santarém, que será também uma cidade de acolhimento da JMJ e onde temos um espaço da congregação”, adianta.
As submissões podem ser feitas até ao dia 20 de janeiro, no site do LA CC, onde está disponível o regulamento de participação na mostra. A divulgação das curtas-metragens selecionadas para exibição será feita no dia 17 de abril.
Ainda no âmbito da preparação para a Jornada Mundial da Juventude, as Servas de Nossa Senhora de Fátima estão a preparar “um ciclo de três conferências, dirigidas a jovens e não só, cujo mote será o tema da Jornada, e que acontecerão em março, abril e maio em São Mamede [Lisboa]”, revela a irmã Mafalda Leitão.
Em Santarém, “e tendo em conta que Luiza Andaluz [fundadora da congregação] é uma das patronas da diocese, teremos um programa alinhado com a diocese para a divulgação e dinamização da figura dela junto dos jovens, nomeadamente com a publicação de um livro e com uma exposição”, partilha ainda a religiosa.
A exposição, intitulada “Descobrir Luiza Andaluz”, partiu de Santarém em 2018 e já esteve patente em vários locais de norte a sul do país. Atualmente, pode ser visitada na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Glória, em Aveiro, e deverá regressar a Santarém para a JMJ.
Sem comentários:
Enviar um comentário