Páginas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

A urgência de rezar pela paz…

Olá Bom Dia

O prior da comunidade monástica de Taizé (França), o irmão Alois, incentiva, na sua mensagem para 2023 a “escolher a confiança”, em direção à “fraternidade universal”, num momento marcado pela guerra, a nível mundial.

“Quando a paz parece um ideal inacessível e a violência dilacera a família das nações, quando perigos de toda a espécie nos abalam, repitamo-lo: na vida interior, mesmo quando é muito pobre, através da solidariedade com o próximo e de uma amizade que se expande cada vez mais, Cristo ressuscitado vem ao nosso encontro”, escreveu num texto divulgado online.

O prior da comunidade ecuménica sublinha que se vive um período de “intensa polarização e agravamento das divisões” nas sociedades, às vezes, nas Igrejas e nas famílias, e o ruído ou as mentiras parecem “superar o silêncio das longas maturações interiores”.

A Comunidade monástica de Taizé vai reunir “5000 jovens” da Europa e de outras geografias, que “vão procurar um impulso de esperança”, no 45º Encontro Europeu, em Rostock (Alemanha), de 28 de dezembro a 1 de janeiro de 2023.

O cardeal Konrad Krajewski, esmoler pontifício, encerrou uma missão humanitária na Ucrânia, como representante do Papa, onde entregou geradores elétricos e camisolas térmicas à população, atingida por dez meses de guerra.

“Sofre-se muito com a falta de água e luz”, indicou o presidente do Dicastério para o Serviço da Caridade (Santa Sé)

A viagem começou a 17 de dezembro, com passagens por Kiev e Lviv, tendo o cardeal polaco celebrado o Natal com a comunidade de rito latino.

O Dicastério para o Serviço da Caridade promoveu uma campanha de recolha de bens essenciais para a população ucraniana, tendo em vista o impacto do inverno.

Propostas para hoje… No entanto não esqueça de ver o programa ECCLESIA na RTP2, pouco depois das 15h00. Depois fica disponível no site desta agência da Igreja Católica.

Já sabe que pode acompanhar toda a atualidade religiosa, em Portugal e no mundo, no site www.agencia.ecclesia.pt/portal/

Cumprimentos

Luis Filipe Santos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário