Páginas

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Não garantimos os cuidados adequados, mas vamos passar a garantir a morte a pedido

Bom dia, paz e bem!

Catarina Pazes, presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, disse que a legislação deveria assegurar “cuidados adequados”, mais do que garantir a morte a pedido, em entrevista à Agência ECCLESIA.

“Defendemos que o doente deve participar muito ativamente no seu processo de doença, participar nas decisões, quando a sua vida é marcada por uma doença grave. O acompanhamento por cuidados paliativos facilita esse processo de participação, porque garante ao doente maior conhecimento de toda a situação e planeamento para o futuro.”

Para a enfermeira de cuidados paliativos, a lei da eutanásia aprovada no Parlamento português “é perversa”, lamentou que a associação não tenha sido ouvida pelos partidos que tiveram a iniciativa legislativa sobre a despenalização da eutanásia.

Na 34.ª Festa de Natal para as Pessoas em Situação de Sem-abrigo da Comunidade Vida e Paz, de 16 a 18 de dezembro, 669 voluntários acolheram 1263 convidados, 54 foram crianças, a quem distribuíram mais de 2000 refeições, 7710 peças de roupa e fizeram 220 fotografias na área do ‘Olhó Passarinho’, por exemplo.

“O presépio na cidade é isto, é onde se vai ao encontro das pessoas e onde se percebe que Jesus continua nelas, e é ai que precisa de ser cuidado, acompanhado, alimentado, vestido, guardado, e, portanto, onde isso aconteça há presépio; - Cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, em declarações à Agência ECCLESIA

Nesta semana que vai terminar com a celebração do nascimento de Jesus, no site da Agência ECCLESIA continua a encontrar mensagens de Natal dos bispos das dioceses de Portugal, bem como dos movimentos, as mais recentes são de Vila Real, das Forças Armadas e Forças de Segurança, e da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC).

O Programa ECCLESIA, na RTP2, hoje começa, um pouco mais tarde, pelas 15h35, e temos uma entrevista especial ao cardeal português D. José Tolentino Mendonça.

Esta conversa com o prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação (Santa Sé) é conduzida por dois jovens, que estão empenhados na realização da Jornada Mundial da Juventude 2023, na sede do COL, em Lisboa.

Votos de uma boa terça-feira, também na nossa companhia, e com boas notícias, em www.agencia.ecclesia.pt.

Cumprimentos,                            
Carlos Borges

 

A dinâmica de Advento baseada na ideia ‘Presépio JMJ’, da Agência Ecclesia está a terminar.
Pode ver aqui as cenas da natividade que já recebemos.

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário