Páginas

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

E as chuvas de dezembro a marcar o dia e a vida

Quase 30 estradas permaneciam cortadas ao trânsito na tarde de terça-feira, nos distritos de Lisboa, Santarém, Setúbal, Portalegre e Évora devido ao mau tempo, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). A chuva intensa da madrugada do dia 13, causou centenas de ocorrências, entre alagamentos, inundações, quedas de árvores e cortes de estradas nos distritos de Lisboa, Setúbal e Portalegre, onde há registo de vários desalojados. Ao chegar a casa, para continuar em teletrabalho, na companhia da minha família a salvo, senti-me uma sortuda!

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifestou a sua solidariedade às populações atingidas pelo mau tempo, na última semana, em comunicado publicado após a reunião mensal do seu Conselho Permamente.

“O Conselho começou por expressar a sua solidariedade para com todos os cidadãos que estão a ser mais atingidos pelo mau tempo que assola o nosso país e reconhece o esforço das autoridades, da proteção civil, dos bombeiros e outras instituições para acudir às situações de emergência”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA, no final da reunião do Conselho Permanente.

A reunião, marcada para Fátima, mas que devido às chuvas fortes aconteceu em formato digital, fez manifestar, entre os participantes, “tristeza” pela aprovação do diploma que visa a legalização da eutanásia, esperando ainda que o texto possa ser “alterado”.

“Sobre a aprovação da legalização da eutanásia e do suicídio assistido pela Assembleia da República, o Conselho manifesta a sua tristeza por essa decisão, reiterando tudo o que foi expresso pela CEP em recente nota sobre o assunto”.

A CEP anunciou ainda uma recolha de donativos para a Arquidiocese de Kiev, na Ucrânia, afetada pelo conflito iniciado a 24 de fevereiro, após a invasão da Rússia.

“O Conselho [Permanente] decidiu lançar uma campanha de angariação de fundos junto das dioceses e outras instituições eclesiais. Todos os donativos serão entregues nos próximos dias diretamente à Arquidiocese de Kiev através do Secretariado-Geral da CEP”, manifestaram os bispos.

A decisão surge “em resposta a um pedido urgente do arcebispo de Kiev”, D. Sviatoslav Schevchuk, líder da comunidade greco-católica, “para apoio financeiro à Igreja da Ucrânia, particularmente o Seminário Maior da Santíssima Trindade com os seus 105 seminaristas e todas as instituições que dele dependem”, mas o apoio vai estender-se “à missão dos 370 padres que passam grandes dificuldades no apoio às populações”.

O encontro abordou ainda o processo de estudo, em curso, sobre os abusos sexuais de menores na Igreja Católica em Portugal, pela Comissão Independente criada para o efeito, cujo relatório será entregue em fevereiro de 2023, e ficou prevista a realização de uma assembleia plenária extraordinária para analisar o referido relatório.

E quando um jornalista troca de cadeira e aceita ser ele o entrevistado? Isso aconteceu porque o Henrique Matos, jornalista da Ecclesia, esteve 12 dias no Uganda, acompanhado pelo repórter de imagem Tiago Azevedo Mendes, e esta noite, senta-se comigo para recordar esse trabalho e as marcas que este país desconhecido lhe deixou. Será pouco depois da meia-noite, na Antena1.

Tenha um excelente dia!

Lígia Silveira

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário