Páginas

segunda-feira, 11 de julho de 2022

Um país em alerta

Bom dia e boa semana para si que nos acompanha, nesta segunda-feira, muito marcada pelos fogos florestais e o elevado risco de incêndio.

Em Fátima, os peregrinos rezaram por todos os envolvidos nesta situação. Já D. Américo Aguiar, capelão nacional da Liga dos Bombeiros, pediu ajuda dos sacerdotes na sensibilização das populações e nós também podemos fazer a nossa parte, recordando que, no âmbito da Declaração da Situação de Contingência, ficam proibidos:

  •  o acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais,
  •  a realização de queimadas e de queimas de sobrantes de exploração,
  •  trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria,
  •  a utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos.

Apesar do momento de tensão que se vive, houve momentos de festa: no Porto, a diocese celebrou a ordenação de seis sacerdotes; em Braga, o núncio apostólico impôs o pálio a D. José Cordeiro.

Do Vaticano, chegaram apelos do Papa pelo fim da guerra na Ucrânia, que pode visitar já em agosto. O tema esteve em destaque na entrevista conjunta Ecclesia/Renascença. Sri Lanka, Líbia e Angola foram outros países alvos da atenção de Francisco, por diversos motivos, ao longo deste domingo.

Depois do 70x7 deste domingo, dedicado à peregrinação dos símbolos da JMJ pelos Açores, o Programa ECCLESIA volta esta segunda-feira à sua companhia, pouco depois das 15h00, na RTP2 – é dia de descanso na Volta à França. A hora de emissão vai mudando, diariamente, em função da competição, situação a que somos alheios.

Despeço-me com votos de boas notícias, sempre, evocando a festa de São Bento, padroeiro da Europa.

Octávio Carmo

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário