Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2022

«Mestres da ternura» para um mundo em guerra


Foto: Vatican Media

Hoje inauguramos o mês julho, período que o Papa Francisco dedicou aos idosos a que chama “mestres da ternura”. A Rede Mundial de Oração do Papa divulgou o vídeo em que Francisco refere que a ternura dos mais velhos é oportuna para um mundo em guerra.
“Precisamos, neste mundo habituado à guerra, de uma verdadeira revolução da ternura. Temos aqui uma grande responsabilidade para com as novas gerações”
Francisco, que fala aos idosos na primeira pessoa, desafia a projetos de vida.
“Nunca fomos tão numerosos na história da humanidade, mas não sabemos como viver esta nova etapa da vida: para a velhice há muitos planos de assistência, mas poucos projetos de vida”
É também neste mês que a Igreja Católica celebra o II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos a 24 de julho.

A Obra Católica Portuguesa de Migrações celebra hoje 60 anos. Para assinalar a data, promove uma jornada de reflexão com o tema: “Juntos, construímos um «nós» maior: Uma só família humana”.
A iniciativa que se realiza no Seminário de Alfragide conta com a participação do padre Fabio Baggio, Sub-Secretário do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

O Centro de Estudos de Bioética (CEB) realiza hoje o colóquio ‘Um olhar ético sobre a dor’. Das 14h30 às 18h30, o tema é analisado no Anfiteatro Tomé Pires, da Faculdade de Farmácia, da Universidade de Coimbra.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o presidente do CEB assinala que a experiência da vivência da dor “é sempre algo irredutível”, explicando que a ciência procura “respostas para o problema da dor”, que, por vezes, é sublimada, outras, porém, sofrida e, por último, é vista como uma inevitabilidade.

O Santuário do Senhor Bom Jesus Milagroso, na Ilha do Pico (Açores), está a comemorar os 60 anos da elevação a santuário e tem um programa celebrativo que começa hoje e termina no domingo.
O administrador da Diocese de Angra, cónego Hélder Fonseca, celebra naquele santuário, pelas 19h30, e uma hora depois é lançado o livro «Ecce Homo – Num Arquipélago de Evangelização» da autoria do padre Luis Leal.

Hoje começa também o concurso fotográfico promovido pelo Santuário do Sameiro, em Braga. Até 30 de setembro pode exercitar a sua criatividade em torno do tema: «O Sameiro, um Reino de Paz».

Na RTP2, pelas 15h00 pode chega o programa Ecclesia. Desta vez, Frei José Nunes ajuda-nos a entrar na proposta bíblica da liturgia do XIV Domingo do Tempo Comum.

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário