Páginas

quinta-feira, 7 de julho de 2022

Desinvestimento «multimilionário» em combustíveis fósseis

Bom dia, paz e bem!!

Um conjunto de 35 instituições religiosas de seis países anunciou o desinvestimento de mais de 1,25 mil milhões de dólares em ativos combinados em empresas de combustíveis fósseis.

“Aplaudo estas instituições proféticas que procedem a este desinvestimento e encorajo todas as instituições do mundo a reduzir a dependência destas fontes de energia tão prejudiciais” - Padre Joshtrom Kureethadam, coordenador do Sector para a Ecologia no Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé).

As instituições participantes incluem cinco dioceses católicas na Irlanda e duas no Canadá, responsáveis por cerca de 500 milhões de dólares, nesta operação.

Esta quarta-feira, uma maioria de eurodeputados aprovou um plano da Comissão Europeia para dar “rótulo verde” a investimentos em gás natural e energia nuclear, classificando-os como sustentáveis, e a ter prioridade, em termos de investimento.

O CIDSE, o Centro Social Europeu Jesuíta e o Movimento ‘Laudato Si’ tinham manifestado a sua preocupação perante esta mudança, que dizem colocar em causa “toda a liderança climática da UE”.

Marta Couto, dos Silenciosos Operários da Cruz, destacou a importância destas férias para as crianças e jovens, os pais, os voluntários e a comunidade religiosa. Uma experiência vivida na primeira pessoa, começou como voluntária.

Pouco depois da meia-noite, enquanto dormia, ou não, foi transmitido o Programa ECCLESIA, na Antena 1, da rádio pública.

Por ser a primeira quinta-feira do mês, juntaram-se em tertúlia várias confissões religiosas, num espaço de diálogo inter-religioso, para partilhar pontos de vista sobre a comum Humanidade. Esta emissão vai ficar disponível aqui.

Mais tarde, mas fora do horário habitual, chega o Programa ECCLESIA à RTP2, pelas 13h52, por causa da Volta à França em bicicleta.

Vamos recordar a ‘Semana do Papa’, e a chegada dos símbolos da JMJ à Diocese de Lamego. A entrevista é com a professora Alfreda Fonseca, que trabalhou com Maria de Lourdes Pintasilgo. Uma conversa no contexto da evocação ‘Maria de Lourdes Pintasilgo: outra maneira de dizer, de equacionar e de imaginar’, que o Centro de Reflexão Cristã (CRC) promove hoje, às 18h30.

Não esquecer também a exposição ‘Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um tempo novo’, que pode ser visitada até 31 de agosto, no Palácio de Belém (Lisboa).

Uma boa quinta-feira, estamos em www.agencia.ecclesia.pt.

Cumprimentos,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário