Páginas

terça-feira, 5 de julho de 2022

Servir a causa da paz...

É com este propósito que o Papa Francisco reafirmou a sua vontade de visitar Moscovo e Kiev. “Eu gostaria de ir à Ucrânia e queria ir primeiro a Moscovo. Trocamos mensagens sobre isso, porque pensei que se o presidente russo me concedesse uma pequena janela para servir a causa da paz”, disse Francisco numa entrevista concedida à Agência de notícias Reuters.
Francisco afirma existiram contactos entre o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, sobre uma possível viagem a Moscovo, mas os sinais iniciais não eram promissores.
Agora o Papa volta ao tema e concretiza mesmo uma possível data para essa deslocação. “E agora é possível, depois que eu voltar do Canadá, que eu consiga ir à Ucrânia. A primeira coisa a fazer é ir à Rússia, para tentar ajudar de alguma forma, mas eu gostaria de ir às duas capitais”, adiantou à Agência Reuters.

Duas instituições ligadas à Companhia de Jesus (Jesuítas), o Círculo Vieira e o CUPAV, promovem hoje, na cidade de Lisboa, mais uma edição «À Noite na Cidade».
“Celebraremos a fé no meio da cidade de Lisboa, agradecendo mais um ano de atividades que chega ao fim”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
A atividade é destinada a pessoas, dos 0 aos 99 anos, “numa noite para toda a família”, onde o check-in começa às 19h30 na porta principal (Sul) da Igreja do Mosteiro dos Jerónimos.

O Foco de Conversão Ecológica da Capela do Rato, em parceria com a Sociedade de Ética Ambiental e a Freguesia de Santo António - Lisboa, acolhe hoje a reflexão de Maria Luísa Ribeiro em torno da obra, As Vidas dos Animais de J. M. Coetzee. É mais uma sessão integrada no ciclo de conferências e leituras «Perspetivas para o Bem Comum – Diálogos entre Ética, Ecologia e Espiritualidade».
Decorre na Capela do Rato (Lisboa) às 19h00 e pode ser acompanhada via streaming através do site da capela referida.

E hoje a liturgia recorda Santo António Maria Zacarias, presbítero. Nasceu em Cremona, cidade da Lombardia, no ano de 1502. Estudou medicina em Pádua e, depois de ordenado presbítero, fundou a Congregação dos Clérigos regrantes de S. Paulo, ou Barnabitas, para promover a renovação moral dos fiéis. Morreu em 1539.

Na RTP2 pelas 15h00 não perca o programa Ecclesia com o essencial da atualidade na Igreja Católica.

Tenha um grande dia
Henrique Matos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário