Páginas

sábado, 16 de julho de 2022

Incêndios

Bom dia, paz e bem!!


Foto Lusa

O calor e os incêndios de norte a sul continuam a marcar os nossos dias e as notícias, com diversos apelos, histórias reais, e preocupações. Que também pode ler na site da Agência ECCLESIA.

“Quando vemos os incêndios a chegar, sente-se a maldade humana que está a destruir o mundo, que devemos cuidar, tratar e amar; entramos num cenário de destruição coletiva”, disse o padre Victor Paiva Ramos, capelão da Associação Humanitária de Bombeiros da Guarda.

O sacerdote, que também fez formação de bombeiro, enaltece todos os operacionais que “dão o melhor de si, deixando trabalhos e famílias”, para estarem ao serviço da sociedade.

Já o bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança afirmou que “Portugal é uma dramática frente de batalha”, por causa dos incêndios que atingem o país e agradeceu o serviço dos militares da Guarda Nacional Republicana.

“Colocais em risco a vossa própria vida, para salvar a vida dos portugueses: eis a maior honra que, enquanto Guarda Nacional Republicana, prestais à pátria e retribuis à vossa padroeira”, assinalou D. Rui Valério, na igreja dos Carmelitas, Porto.

A GNR celebra hoje (16 de julho) a sua padroeira Nossa Senhora do Carmo, mas devido aos incêndios e ao envolvimento de toda a corporação no seu combate, as celebrações litúrgicas foram concentradas numa única Eucaristia, esta sexta-feira.

Entre 8 e de 15 julho registaram-se 1064 ocorrências, que envolveram 36 335 operacionais, 9842 meios terrestres e 550 missões de meios aéreos.

A Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV) manifestou a sua “enorme preocupação” perante os incêndios que atingem o território nacional, pedindo um reforço de meios e apoio psicológico para bombeiros e familiares.

O incêndio de quarta-feira, em Palmela, obrigou as Irmãs da Apresentação de Maria a sair da Quinta da Boa Vista. Já regressaram a casa, “está tudo bem”, e a superiora provincial manifestou a sua gratidão às entidades civis e religiosas, “porque houve uma grande solidariedade de toda a gente”, em declarações à Agência ECCLESIA.

O território de Portugal Continental está em situação de contingência até domingo.

O XXIV Capítulo Geral das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena elegeu a irmã Rosilene Linares como nova superiora geral. Esta reunião magna está a decorrer no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide.

A Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena foi fundada por Teresa de Saldanha, em 1868, a partir do carisma expresso no imperativo “Fazer o bem sempre”.

O programa de rádio ECCLESIA deste sábado, dia litúrgico de Nossa Senhora do Carmo, tem como mote “a melhor parte”, e é transmitido na Antena 1 da emissora pública, pelas 06h00. Depois fica disponível online, no site www.agencia.ecclesia.pt.

Votos de um bom fim-de-semana, e cuidado com o calor.
Saudações,
Carlos Borges

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário