Páginas

domingo, 20 de outubro de 2019

Uma semana depois «nova enchente» no Santuário de Fátima

Olá Bom Dia
Para comemorar os 175 anos do Apostolado da Oração (AO) realiza-se, em Fátima, dias 19 e 20 de outubro, um colóquio sobre o Coração de Jesus e a peregrinação nacional àquele santuário mariano. As iniciativas são organizadas, conjuntamente, pela Conferência Episcopal Portuguesa, Rede Mundial de Oração do Papa – Portugal e o Santuário de Fátima.
O colóquio, que se realiza no Centro Pastoral de Paulo VI, conta com intervenções de D. José Ornelas, bispo de Setúbal e antigo Superior-Geral da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos); padre Manuel Morujão, sj, superior da Comunidade da Faculdade de Filosofia e do Apostolado da Oração, em Braga; padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima; Sérgio Filipe Ribeiro Pinto, professor da Universidade Católica Portuguesa, e o padre José Frazão, sj, Provincial da Companhia de Jesus em Portugal.
No dia 20 de outubro, Dia Mundial das Missões, acontece a Peregrinação Nacional Comemorativa dos 175 anos do AO e a Peregrinação Nacional de encerramento do Ano Missionário ao Santuário de Fátima.
Nem só de peregrinações vive o homem para recordar a herança cristã. O Museu Diocesano de Santarém promove, dias 19 e 20 deste mês, a V Mostra de Doces Conventuais que decorre no Refeitório Jesuíta e Pátio da Cisterna daquele local.
Este evento integra “habitualmente a programação cultural” do museu e que se enquadra “na sua missão de aproximação a todos os públicos e para além do fito de dar a conhecer doces, licores, e outros produtos, tem como objetivo pastoral trazer ao contacto direto com as comunidades uma parte da igreja que para muitos é desconhecida, muito pelo seu carácter de recolhimento, as monjas e monges que oram pela igreja no silêncio dos seus cenóbios”
Mais longe, no coração da Cristandade (Vaticano) líderes indígenas, padres sinodais e especialistas de todo o mundo vão participar numa Via-Sacra onde vão alertar para os “problemas dos povos indígenas”, a partir das 08h30 (locais), deste sábado, na Via da Conciliação, em Roma.
“Marginalização, desigualdades sociais, expropriação dos territórios, indiferença, danos ao meio ambiente vão ser o fio vermelho do caminho que conduzir as 15 estações até a Praça de São Pedro”.
Propostas para este sábado e não esqueça de consultar a atualidade religiosa em Portugal e no mundo no site https://agencia.ecclesia.pt/portal/
Bom resto de dia
Luis Filipe Santos


Sem comentários:

Enviar um comentário