Páginas

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Dar «atenção especial às diversas pobrezas» na sociedade

Bom dia e paz e bem!!
Em Fátima está a decorrer o 33.º Encontro Nacional de Pastoral Social e D. José Traquina afirmou que a Igreja Católica quer dar uma “atenção especial às diversas pobrezas que existem” na sociedade.
“Olhar todas as pessoas mais esquecidas, mais distanciadas, que esperam da Igreja uma sensibilidade e um olhar de consideração”, contextualizou o presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana (bispo de Santarém), à Agência ECCLESIA.
“Centralizar as periferias é a grande preocupação”, afirmou D. Manuel Clemente, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, que proferiu a conferência de abertura do encontro que termina amanhã (quinta-feira).

A semana começou mais mediática do que é costume pelo cenário de insolvência ou “colapso” financeiro no Vaticano, anunciado pelo novo livro do jornalista Gianluigi Nuzzi.
“Aqui não há qualquer colapso ou default, há apenas a exigência de uma spending review (revisão de gastos), que é o que estamos a fazer”, explicou o presidente da Administração do Património da Sé Apostólica, D. Nunzio Galantino.
No Vaticano, o Sínodo da Amazónia caminha para o final, apenas a assembleia especial, e as organizações que integram a ‘Amazónia – Casa Comum’ denunciaram atos de violência e racismo contra os povos indígenas
Na habitual conferência de imprensa diária, o arcebispo de Kinshasa (Rep. Democrática do Congo) destacou a proximidade entre a região sul-americana e a bacia fluvial do Congo. Mais informações aqui.

Programa Ecclesia: Na RTP2, a partir das 15h00, vamos conversar com José Maria Seabra Duque, da Federação Portuguesa pela Vida, sobre as caminhadas do próximo sábado; Na Antena 1, da rádio pública, pelas 22h45, continuamos concentrados na Semana Nacional de Educação Cristã.
Hoje, é dia de encontro semanal do Papa Francisco com peregrinos, fiéis e turistas e todas as novidades estão em www.agencia.ecclesia.pt.
Cumprimentos,
Carlos Borges


Sem comentários:

Enviar um comentário