Páginas

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Menos Cristãos no Médio Oriente

Este “menos” não indicia uma simples redução mas revela mesmo uma queda acentuada no número de cristãos nesta região do mundo. Os conflitos no Iraque, a violência do Daesh e a guerra na Síria, são os responsáveis pelo êxodo dos cristãos e pelo reacender de ódios. São dados do relatório sobre liberdade religiosa no mundo que foi ontem divulgado pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre. Este documento que é elaborado de dois em dois anos revela que o cristianismo é a religião mais perseguida no mundo e que a comunidade internacional pouco tem feito para socorrer as minorias religiosas.
 ‘As redes sociais: itinerários para um encontro’ é o tema das jornadas de comunicação promovidas pelo Serviço Diocesano da Pastoral das Comunicações Sociais de Angra. “A Diocese pretende não só valorizar e estimular a comunicação social, mas também, em diálogo com os diversos intervenientes nesta área, refletir em conjunto sobre a sua importância e os desafios que lhe são colocados”, explica o bispo diocesano. Na mensagem para a quinta edição das jornadas de comunicação, D. João Lavrador afirma que “numa sociedade decadente e numa cultura nublada” há um papel “ainda mais importante” da comunicação social na “edificação” de uma sociedade que se traduza pela comunhão entre as pessoas e por uma cultura que “salvaguarde a dignidade humana e o bem comum”.
«Devoção & Fé. Registos em Azulejo na Cidade de Lisboa» dá nome à obra de Fernando M. Peixoto Lopes e Margarida Almeida Bastos que é hoje apresentada na capital portuguesa. Esta obra aprofunda a “manifestação de religiosidade pública ou privada”, onde os registos de azulejos foram, “durante séculos, um modo de proteção da casa, da família ou de instituições diversas, invocando um ou mais santos da predileção dos encomendadores. A apresentação do livro está agendada para as 18h30 no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta.
Na RTP2 pelas 15h00 o programa Ecclesia analisa com Graça Franco, o desafio social que recai sobre o novo executivo que toma posse no próximo sábado, e os números preocupantes do Eurostat sobre o envelhecimento da população portuguesa.
Na rádio, o programa Ecclesia é emitido pelas 22h45 na Antena1 e incide sobre a Educação Cristã.
Tenha um grande dia 
Henrique Matos




Sem comentários:

Enviar um comentário