Páginas

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Deitamos fora… o pão dos pobres

A afirmação reproduz o conteúdo da mensagem de Francisco ao diretor-geral da FAO, na qual denuncia o paradoxo do desperdício alimentar num mundo em que ainda existe fome. A propósito do Dia Mundial da Alimentação. O Papa escreve que “é cruel, injusto e paradoxal que hoje haja alimento para todos e que nem todos tenham acesso a eles ou que existam regiões do mundo em que o alimento é desperdiçado, deitado fora, consumido em excesso ou que a comida seja destinada a outros propósitos que não são alimentares”.
O Papa não exita em associar a fome e a desnutrição a uma “lógica do mercado”, em que apenas se “procura o lucro a todo custo”, considerando a comida como “mero produto do comércio, sujeito a especulações financeiras e distorcendo o seu valor cultural, social e social, marcadamente simbólico”. É por isso que o Papa sublinha que, “não nos podemos esquecer de que, o que acumulamos e desperdiçamos é o pão dos pobres”, refere o pontífice, no texto que enviou a Qu Dongyu, diretor-geral do organismo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.
No Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, a Comunidade Vida e Paz promove um espetáculo no Casino do Estoril
Com início às 21h00, une artistas nacionais de diferentes vertentes artísticas e pretende mostrar aos portugueses que “as pessoas em situação de sem-abrigo são mais do que aquilo que se vê!”. Com a iniciativa, a Comunidade Vida e Paz quer acima de tudo elevar a causa das pessoas em situação de sem-abrigo e por isso arrisca na decisão de motivar os portugueses a assistir ao espetáculo simplesmente pela causa e não por quem a protagoniza.
A erradicação da pobreza leva também a Cáritas Portuguesa a apresentar um mini documentário que tem o título de «Recuperar Vidas. Restaurar a Esperança». Narra “a história de vida de homens, mulheres e crianças que viveram o medo, perderam vidas, experimentaram os seus limites e sobreviveram” com os efeitos das cheias e dos ciclones ocorridos em Moçambique. Trata-se de um trabalho da guionista Inês Leitão com a imagem de Tiago Azevedo Mendes.
Às 15h00 pode acompanhar na RTP2, o Programa Ecclesia que hoje fala da guerra na Síria e da crise do Brexit. Em estúdio vai estar o jornalista da Renascença Filipe d’Avillez.
Mais tarde pelas 22h45 na Antena1, é a vez de lembrar os 175 anos do Apostolado da Oração.
Tenha um grande dia
Henrique Matos



Sem comentários:

Enviar um comentário