Páginas

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Dia dos Bens Culturais


Decorreu no dia 17 de Outubro, tal como estava previsto e foi anunciado, a celebração diocesana do Dia dos Bens Culturais da Igreja, em Beja. Esta iniciativa organizada pela Comissão Diocesana de Arte Sacra (CDAS), foi dinamizada pelo historiador e Presidente da Associação de Defesa do Património de Beja, Prof. Florival Baiôa Monteiro, e contou com a presença do nosso Bispo, D. João Marcos, sacerdotes, técnicos de património, e gente interessada na defesa e promoção do património de Beja.

Tal como previsto, a visita iniciou-se na Igreja de Santa Maria (pelas 10h), passando pela Capela de Nossa Senhora do Rosário, Igreja do Museu Regional de Beja, Igreja dos Prazeres, Capela de Nossa Senhora da Piedade (Santa Casa da Misericórdia de Beja), concluindo na Sé, e no seu núcleo museológico.

A satisfação de quantos participaram, foi um sinal de que se pode e deve continuar este tipo de iniciativas, que ajudam a conhecer o muito que a Cidade de Beja tem para nos oferecer, apesar de tudo o que se perdeu ao longo dos séculos.

Ficou no ar a sensação de que há muito mais para descobrir e de que houve pouco tempo para cada um dos Templos visitados. Um dos próximos poderá ser a Igreja de Nossa Senhora do Pé da Cruz, uma das mais belas e menos conhecidas Igrejas da Cidade de Beja.

A hipótese deste tipo de iniciativas se alargar para outras Igrejas, fora da Cidade de Beja, também foi sugerida. A CDAS irá reunir brevemente para avaliar e continuar a propor iniciativas que ajudem a descobrir, valorizar e permitir uma melhor fruição do nosso património, cada vez mais visitado por turistas nacionais e estrangeiros, cujo número, só em Beja, já é da ordem de alguns milhares todos os meses.

É imperioso que se continue a trabalhar em rede, juntando sinergias e tendo a ousadia de oferecer um “produto turístico” cada vez mais qualificado e integrado, e é bom que surjam também novas oportunidades de investimento. É tempo de sairmos do nosso “nicho” e de olharmos para o todo e para o bem comum da nossa região.”

M.A do Rosário




Sem comentários:

Enviar um comentário