Páginas

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Um abraço 70x7

Olá bom dia!
Era o Dia Mundial das Missões e estávamos no ano de 1979. Durante a manhã, chegava a casa dos portugueses um novo programa: 70x7. Sim, foi há 40 anos que aconteceu a primeira emissão de um novo projeto em televisão, marcado pela proximidade, diálogo, a utilização da linguagem simbólica, a procura do diferente, as narrações de quem andava, até essa ocasião, distante dos ecrãs. Locais e pessoas. E todos tinham lugar num programa que abate muros, cria pontes, promove a interculturalidade. Sem luzes de muita ribalta, mas com o suficiente brilho para lhe dar vida durante quatro década! E é para continuar...
O presidente da República, o cardeal-patriarca, um professor universitário e um diretor da RTP foram algumas personalidades que se referiram a um programa “pioneiro”, em várias frentes e que foi deixando marcas, sobretudo naqueles que dedicaram horas e quilómetros, criatividade e compromisso a este projeto. Entre eles, os pioneiros, o padre Rego e o Manuel Vilas Boas. Também os ouvimos e ficamos com registos interessantes sobre este programa. E ouvimos ainda a redação, os jornalistas, repórteres de imagem e editores que, todas as semanas, fazemos o programa 70x7, na Agência ECCLESIA, a par de muitas outras coisas. Mas o 70x7 é, dizemos, especial! E queremos que se note, em cada emissão.
Tudo isto pode ser visto no portal da Agência ECCLESIA, quando se assinala, como há 40 anos, o Dia Mundial das Missões. 
No Santuário de Fátima, D. Manuel Clemente disse que “é grande” o diálogo cultural da missão; depois presidiu à consagração da Igreja Católica ao Sagrado Coração de Jesus, nos 175 anos do Apostolado da Oração.
De tarde, D. Manuel Linda, presidente da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização, inaugurou uma estátua de D. António Barroso, num monumento que é de homenagem à missionação portuguesa.
Peço desculpa, porque a “conversa” já vai longa, mas tenho de voltar ao “abraço 70x7”. Não é ficção, mas uma grande e desafiante realidade: no primeiro programa, há 40 anos, as primeiras palavras do apresentador, o padre António Rego, acontecem após terem perguntado a várias pessoas sobre o significado dessa expressão, 70x7, com respostas todas voltadas para a matemática, e de um biblista ter explicado o significado simbólico dessa conta de multiplicar, referindo-se a ao perdão, acolhimento, diálogo, à fraternidade. E, inteirados todos do significado do título do programa, o apresentador deixa um “abraço 70x7” a todos os que o viam nessa ocasião! E essa é uma marca do programa: dar “abraços 70x7” e provocar “abraços 70x7”.
Durante o dia de hoje, vamos continuar a falar dessa marca que continua e vai, por certo, continuar identificar este programa.
Assim... Um abraço 70x7! A quem o iniciou, o continuou e, agora, agarra o desafio cumprir um propósito único no ambiente mediático que habitamos!
Paulo Rocha




Sem comentários:

Enviar um comentário