Páginas

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

O abraço virtual de Francisco aos fiéis dos Estados Unidos

Em videoconferência organizada pela Abc, o Papa falou com jovens de três cidades que ele não visitará durante sua viagem em setembro

Roma, 01 de Setembro de 2015 (ZENIT.org)

Foi um abraço virtual do Papa Francisco aos fiéis dos Estados Unidos o encontro realizado pela Abc, por videoconferência, em vista de sua próxima viagem em setembro.

Participaram do encontro os alunos da escola dos jesuítas 'Cristo Rei' em Chicago, os membros da comunidade católica McAllen no Texas, na fronteira com o México, e um grupo de voluntários que trabalha com toxicodependentes e moradores de rua de Los Angeles. Três localidades norte-americanas que o Papa não visitará, como explicou padre Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, acrescentando que não foi exatamente uma entrevista.

A conversa será transmitida, conforme pedido dos bispos dos Estados Unidos, pelo canal Abc News em 4 de setembro para todo o território nacional. No mesmo dia, a gravação do programa será transmitida pela CTV e da Rádio Vaticano.

Com o Santo Padre no Vaticano estava David Muir, apresentador e moderador do encontro. Bergoglio respondeu a várias perguntas. Francisco disse: "Para mim é muito importante encontrar todos vocês, cidadãos dos Estados Unidos; todos vocês com suas histórias, cultura, virtudes, alegrias, tristezas, problemas, como todas as outras pessoas do mundo. Por isso esta viagem é importante para mim: chegar mais perto de todos seguindo o caminho da história de vocês", contou Muir. O Papa terminou a gravação com estas palavras: “Rezo por todos nos EUA e peço que vocês rezem por mim”.

Um dos momentos mais significativos foi a conversa com a estudante Valerie Herrera, 17 anos, de Chicago, que, em lágrimas, disse ter uma doença de pele rara e por isso muitas vezes sofre bullying. Ela contou ao Papa que encontra conforto e apoio na música. Então, Bergoglio, em Inglês, perguntou: "Você pode cantar uma canção para mim?". Diante de sua surpresa e hesitação, ele acrescentou: "Vamos lá, coragem". Valerie, em seguida, cantou 'Por ti Maria', e o Papa, emocionado, agradeceu a bela canção.



Sem comentários:

Enviar um comentário