Páginas

quarta-feira, 4 de março de 2015

São Simplício

Simplício guardou a fé e a defendeu, mantendo firmes os fundamentos da Igreja


Horizonte, 02 de Março de 2015 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


“Em Roma, junto de São Pedro, São Simplicio, o papa, que, no momento da invasão da Itália pelos bárbaros, confortou os aflitos, incentivou a unidade da Igreja e reforçou a fé”, assim narra o Martirológio Romano sobre Simplício, nascido na cidade de Tivoli e filho de Castino. Sua data de nascimento é desconhecida e conforme o Liber Pontificalis, estas são as únicas informações sobre a infância de Simplício que posteriormente, já nos é apresentada como sucessor do Papa Hilário.

Simplício foi eleito Papa no dia 03 de Abril do ano 468. Seu testemunho pessoal de serviço pastoral e de oração, tornaram a eleição muito tranquila. O que não se observou em seu pontificado que ficou marcado pela grande queda do Império Romano. Após a morte de Valentiniano, sucederam diversos imperadores e também diversas ameaças de guerra, invasões e revoluções. Mas todas sucumbiram, pois Odoacro depôs Rómulo Augusto e intitulou-se rei da Itália. A isto se sucedeu uma série de novas investidas e o império Romano sucumbiu, mas Roma ficou de pé e resistiu graças a firmeza e zelo do Papa Simplício. A isto escreveu o historiador medieval Gregorovius: “o papado começou a sua ascensão e a Igreja de Roma crescia poderosamente sobre as ruínas, substituindo o império.”

Simplício combateu também com grande vigor o Cesaropapismo e a heresia monofisista e netorianista, dissipando-as através do firme propósito de adesão a verdadeira fé católica por parte dos padres, abades e todo o povo. Sobre este facto escreveu: "Esta mesma norma da Doutrina Apostólica está firmemente mantida por seus (de Pedro) sucessores, daquele a quem o Senhor confiou o cuidado de todo rebanho de ovelhas, a quem Ele prometeu não deixá-lo até o final dos tempos." Fundou ainda diversas Igrejas e expandiu diversas dioceses.
Faleceu no dia 10 de Março do ano 483 e enterrado na Basílica de São Pedro. Sua memória litúrgica foi fixada no dia 02 de Março.

Sem comentários:

Enviar um comentário