Páginas

quinta-feira, 12 de março de 2015

Quem mais polui, deve pagar mais

Dom Tomasi faz pronunciamento sobre sustentabilidade ambiental no Conselho para os Direitos Humanos da ONU


Roma, 11 de Março de 2015 (Zenit.org)


A contribuição de todos segundo as concretas possibilidades económicas e tecnológicas, a partilha dos conhecimentos sobre acesso e produção dos recursos fundamentais, a tomada de responsabilidade no quadro da “justiça reparadora”.

São os três pontos para se alcançar uma justiça comum e distributiva, evidenciados pelo arcebispo Silvano Tomasi, observador permanente da Santa Sé na ONU em Genebra, durante a sessão desta segunda-feira do Conselho para os Direitos Humanos, em curso desde 02 Março.

O pronunciamento de Tomasi foi relacionado a promoção e a protecção de todo direito humano, inclusive o direito ao desenvolvimento, no respeito ao meio ambiente.

O prelado centrou-se na responsabilidade daqueles “que mais se beneficiaram com o uso de recursos naturais e, portanto, poluíram mais que os outros”. Por isso “têm uma obrigação particular de trabalhar por sua restauração".

Em referência aos danos ambientais que ameaçam a fruição dos direitos humanos, a Santa Sé expressa apreço pela boa prática de redigir "relatórios de sustentabilidade" relacionados aos impactos ambientais, sociais e económicos das empresas.

"É uma questão de justiça ajudar as pessoas pobres e vulneráveis ​​que sofrem por motivos que em grande parte não foram causados por elas e que vão além do controle delas", continuou o observador permanente, que, em seguida, encorajou o uso de tecnologias que podem amenizar os danos causados pela poluição.

Tendo em vista a Conferência de Paris sobre o clima, prevista para o mês de Dezembro, "ricos e pobres serão vencedores se pudermos alcançar um acordo sobre um regime internacional pós-2020, em que todas as nações do mundo, incluindo os maiores responsáveis pelas emissões de gás que provocam o efeito de estufa, cheguem a um acordo universal vinculador sobre o clima", concluiu Dom Tomasi. [L.M.]



in

Sem comentários:

Enviar um comentário