Páginas

domingo, 4 de agosto de 2024

O pequeno sim

Está a fazer um ano que foi organizado em Lisboa um grande encontro de jovens com o Papa. Na mesma cidade onde tudo indica que o queridíssimo Papa João Paulo II teve a inspiração divina para promover esses encontros de tempos a tempos, no mesmíssimo local onde começou oficialmente a JMJ 2023 com a Missa do Senhor Patriarca D. Manuel Clemente e depois igualmente aconteceu o acolhimento ao Papa Francisco e a Via Sacra. Foram dias muito preenchidos que reuniram uma multidão nunca vista em Lisboa.

No último domingo de Julho, ouvi um padre a explicar o milagre da multiplicação dos pães de uma maneira que sinceramente me surpreendeu e me levou de volta a Agosto de 2023, mais especificamente às duas semanas que vivi como voluntária central. Perante esse milagre é possível ter três visões - a visão economista, quando um apóstolo respondeu ao pedido de Jesus para alimentarem aquela multidão que foi atrás Dele ‘200 denários não chegam’. Também perante a JMJ se discutiu e criticou muito os custos, sem retorno segundo os críticos, da JMJ. Posteriormente, surgiu perante o mesmo milagre da multiplicação dos pães a visão humana, um outro apóstolo apresentou a hipótese de conseguirem 5 pães e 2 peixes, mas também isso não chegaria para matar a fome da multidão. Também houve quem tivesse essa visão perante o desafio da organização da JMJ ao afirmar que Portugal não teria capacidade de organizar um evento dessa envergadura e que tudo iria correr mal. E por fim, é possível ter a visão optimista de Jesus que desde o início sabia o que iria fazer, mas pediu a cada um que desse o que tivesse. Mais não é pedido, se aceitarmos o desafio de Deus, Ele multiplicará e fará o resto. Acredito sinceramente que Deus, com muitos pequenos sins de muitas pessoas, permitiu um enorme encontro de uma multidão nunca vista em Lisboa. E ainda recebemos o grande elogio do Papa Francisco ao afirmar que foram ‘as melhores e mais bem organizadas Jornadas em que participou.’

Eu, pessoalmente, estive todas as manhãs a fazer o acolhimento de tantas pessoas que chegaram a Lisboa de avião. Quando conheci as minhas funções não fiquei muito entusiasmada, mas depois convenci-me que se eram aquelas as funções que me tinham calhado teria de fazer o melhor que conseguiria. E não é que fui surpreendida? Contactei com tantas pessoas, alguns grupos muito numerosos, outros mais pequenos e algumas que até vieram sozinhas, de muitas idades diferentes e vindos de todos os cantos do Mundo. Uns já tinham participado em várias Jornadas, outros era a primeira vez. Alguns ofereceram algo para me lembrar deles, outros marcaram-me ou com palavras sentidas ou com situações únicas. Revi alguns amigos de longa data que já não via há algum tempo. Foram realmente manhãs muito preenchidas, algumas uma verdadeira loucura com muita animação, música, alegria, vídeos, fotografias e entrevistas para diferentes órgãos de comunicação social. E realmente no último domingo de Julho quando ouvi a explicação do milagre da multiplicação dos pães e dos peixes realizei que, tal como o menino deu poucos pães e peixes e Jesus multiplicou de tal forma que alimentou uma multidão, com direito a sobras guardadas em vários cestos para não desperdiçar nada, com o meu sim ao que me foi pedido acredito também que Deus multiplicou de uma forma que nem sequer imagino.

Termino com o refrão de uma música que sempre gostei imenso e que de todos os momentos vividos na JMJ 2023 foi, para mim, dos mais impactantes:

‘Tu és a estrela que guia o meu coração

Tu és a estrela que iluminou meu chão
És o sinal de que eu conduzo o destino
Tu és a estrela e eu sou o peregrino’,

pedindo que Deus Continue a ser a Estrela para todas as pessoas que foram voluntários e participaram na JMJ 2023 e todos continuemos a peregrinar até ao céu, com pequenos sins em cada dia.





Maria Caetano Conceição
Lic. em Medicina Veterinária

Sem comentários:

Enviar um comentário