Revista Boa Nova
A importância atual da revista Boa Nova – Atualidade Missionária que comemora 100 anos de publicação ininterrupta a 15 de agosto de 2024, reside “em transmitir o bom e o belo da missão, não apenas o que é vivido pelos padres, irmãs e irmãos missionários, mas por todas as pessoas de boa vontade que realizam maravilhas nas periferias do nosso mundo” – afirmou ao 7MARGENS o padre Rui Ferreira, diretor da revista mensal editada pela Sociedade Missionária da Boa Nova (SMBN).
“A nossa imprensa, é a nossa presença – dizia o padre Artur de Matos, anterior diretor – e é verdade: através da revista estamos presentes onde nunca estivemos fisicamente presentes”, sublinha Ferreira, que acrescenta: “através da Boa Nova damos a conhecer as vidas e os factos concretos do bom e do belo da missão que os media, inclusive os media católicos, ignoram”.
O futuro da revista depende “da capacidade de nos adaptarmos aos novos tempos, de modo a conseguirmos continuar a ser significativos para todos os que nos leem”. Abertura ao mundo e aos novos canais digitais de comunicação são dois aspetos dessa adaptação a propósito da qual Rui Ferreira recorda “o período mais fecundo da vida da Boa Nova terá sido, quando, logo após o Concílio Vaticano II, mudou de nome [antes, intitulava-se O Missionário Católico] e se abriu à colaboração de vários outros institutos religiosos e a novas realidades do mundo”.
“Preocupação e esperança” – são os sentimentos do P. Adelino Ascenso, superior geral SMBN e presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, que reúne 94 institutos femininos e 38 masculinos. “Preocupação”, por ver que a resposta dos missionários “está sempre aquém daquilo que nos é exigido”. “Esperança”, porque esse mesmo sentimento “é um estímulo para enfrentar desafios cada vez mais intensos e mais fascinantes e descobrir como ser fermento na massa.”
Ascenso falava ao 7MARGENS a propósito do centenário da revista, tendo em conta o próximo centenário da SMBN, fundada, em 1930, pelo Papa Pio XI. Ambos os centenários, no entender deste superior geral, “não são metas, mas antes momentos importantes de um percurso em que se procura indagar o que Deus sonha para a sociedade missionária e ir mais longe no diálogo com a massa do que é ser humano nos tempos em que vivemos.”
Para celebrar o centenário da Boa Nova foi publicada uma edição especial intitulada 100 Anos em Missão, com testemunhos de três comunidades da SMBN em Portugal –Cernache do Bonjardim, Valadares e Cucujães – e dos missionários em Moçambique, Angola, no Brasil e Japão e uma retrospetiva das principais figuras ligadas à história da revista.
No âmbito das celebrações promovidas pela SMBN portuguesa haverá uma sessão comemorativa, no dia 12 de outubro, às 15h, na Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory, em São João da Madeira
Ainda este ano terão lugar vários encontros com leitores, assinantes e amigos, em Braga no dia 14 de setembro, no Porto a 28 de setembro, em Aveiro a 20 de outubro, em Lisboa a 26 de outubro, e na Guarda a 16 de novembro. Encontros semelhantes, mais ainda sem data confirmada terão lugar em Angra do Heroísmo, Évora e Faro.
Sem comentários:
Enviar um comentário