Páginas

sábado, 2 de março de 2024

Religiões unidas na «construção da fraternidade humana»

Bom dia, paz e bem!!

A Comissão para o Diálogo Inter-religioso do Porto começou este novo mês a divulgar uma Carta de Princípios “unindo as religiões na construção da fraternidade humana”.

“É em nome de Deus que somos convidados a essa fraternidade que recusa formas divisionistas e conflituais e discursos que convidam ao confronto e à desigualdade, à prevalência do estabelecimento de separações, em detrimento de pontes que abraçam e que acolhem.”

Divulgada esta sexta-feira, a carta, com data de 23 de fevereiro, “apresenta-se como forja a partir da qual a transversalidade dos valores da fraternidade, da reconciliação e da paz mundial é assumida por todos os credos que integram ou que virão a integrar esta comissão para o diálogo inter-religioso”.

O mês começou também com a Comissão da CEP para a nova tradução da Bíblia a divulgar a Carta aos Filipenses, aos habitantes da primeira comunidade cristã da Europa, que é um dos “textos mais significativos de Paulo sobre a sua conceção de vida em Cristo”.

São Paulo chegou à cidade de Filipos, situada na Macedónia, que ligava Roma aos territórios da Ásia, no decurso da segunda viagem apostólica, provavelmente no ano 49 ou 50. O anúncio do Evangelho teve como destinatários sobretudo os pagãos e foi interrompido por uma perseguição.

Como faz, desde agosto de 2021, a Comissão Coordenadora da Tradução da Bíblia da CEP convida a comunidade a “envolver-se no processo de tradução e revisão deste documento e dispõe-se a acolher o contributo dos leitores, em ordem ao melhoramento da compreensibilidade do texto”.

Neste contexto da Bíblia, recordo frei Lopes Morgado, dos Franciscanos Capuchinhos. Figura do Movimento Bíblico em Portugal faleceu, esta sexta-feira, aos 85 anos de idade. A notícia chegou quando estava a agendar esta notícia. Para os Capuchinhos um abraço fraterno de paz e bem.

O Papa assumiu a sua preocupação com o “perigo” da ideologia do género, sublinhando a necessidade de valorizar a “diferença” entre homens e mulheres, numa iniciativa - intitulada ‘Homem-Mulher imagem de Deus. Para uma antropologia das vocações’ - promovida pelo Centro de Pesquisa e Antropologia das Vocações (CRAV).

“É muito importante que haja este encontro, este encontro entre homens e mulheres, porque hoje o perigo mais feio é a ideologia do género, que apaga as diferenças”, disse Francisco, esta sexta-feira, no Vaticano.

Este sábado, o Programa Ecclesia na rádio Antena 1, emissora pública, continua a percorrer a Via-Sacra da JMJ Lisboa 2023, com o padre Nuno Branco e os desenhos que este sacerdote criou para esse encontro. O Jesuíta convidou a olhar a 3ª e a 4ª estação sem esconder as quedas e a procurar o “amor primeiro” que gera e convida a multiplicar. O programa foi às 06h00, mas vai ficar disponível online, em www.agencia.ecclesia.pt.

Votos de um bom fim de semana, se passar na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL 2024, não deixe de visitar o espaço do Turismo Religioso e a presença da Igreja Católica neste certame.

Cumprimentos,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário