Páginas

domingo, 24 de março de 2024

Domingo de Ramos: Bem-vindos à Semana Santa

Bom dia, paz e bem!!

“A Quaresma é um símbolo da nossa vida de peregrinos e a imagem de Cristo é algo que deve ser reconstruído na nossa vida, para que se torne mais próximo: É necessário que Cristo seja frágil, sofredor, o Cristo que entra no nosso próprio sofrimento. Aquele Cristo que entende o nosso sofrimento, precisamente porque sofreu, porque passou por esse sofrimento”, disse o padre Adelino Ascenso.

O Domingo de Ramos é também o sexto e último encontro do percurso quaresmal 2024 realizado com o superior geral dos Missionários da Boa Nova, que disse à Agência que a fragilidade de Cristo, que sofre, mostra uma “compaixão maternal” com toda a humanidade.

O sacerdote indicou a necessidade de “reconstrução” e “desconstrução de imagens estereotipadas” de Jesus, que se apresenta, na Semana Santa, como um “Cristo frágil”, pelas 06h00, no Programa ECCLESIA na rádio Antena 1, da emissora pública.

O padre Adelino Ascenso e o jornalista Octávio Carmo levaram-nos numa caminha quaresmal, inspirada pela obra ‘A Mística do Arado’ do missionário português, que termina este domingo com uma recomendação para a preparação da Páscoa 2024: “Paz é algo de que nós necessitamos. O que está a acontecer no mundo é terrível, no que diz respeito à falta de paz”.

Na Diocese de Angra, o bispo D. Armando Esteves Domingues preside às celebrações da Semana Santa na Sé e vai usar um novo evangeliário, “com uma nova simbologia, uma peça original”, encomendado aos monges de Singeverga,

“Comprar peças que já existem ou repetidas não é suficiente. Precisamos de dar um passo adiante no investimento na arte e naquilo que é contemporâneo e a nova sensibilidade. E o significado que estas peças podem trazer também para todos os fiéis”, explicou o pároco da Sé de Angra, o padre Hélder Miranda Alexandre, em declarações à Ecclesia.

O bispo de Setúbal, numa mensagem à diocese para assinalar o início da Semana Santa, reforçou o apelo à generosidade com as crianças da Terra Santa, um dos destinos da renúncia quaresmal das comunidades sadinas.

“As crianças que na terra de Jesus vivem nos últimos meses, nas últimas semanas, nos últimos dias o terror da guerra: da fome, da guerra, da violência e da morte”, refere o cardeal D. Américo Aguiar.

E já começam a surgir as mensagens para a Páscoa, no site da Agência Ecclesia encontra a mensagem do bispo de Vila Real, intitulada ‘Proclamar a vida, renovar a esperança’.

“O anúncio pascal ressoa hoje como apelo à paz, desafio à solidariedade, compromisso com a defesa da vida e dignidade humanas. Celebrar a Páscoa é reafirmar a convicção de que é possível e urgente outro caminho que promova a vida mais plena para cada um e para todos”, escreve D. António Augusto Azevedo.

Como hoje é domingo, a não perder também o Programa ‘70X7’, dedicado à oração, às 07h30, na RTP2, e a entrevista conjunta Ecclesia/Renascença, com Rui Ferreira, estudioso da Semana Santa de Braga.

Um bom domingo e uma santa “semana maior”, a atualidade religiosa vai estar, todos os dias, em www.agencia.ecclesia.pt. Venha connosco e passe pela ‘agenda’, hoje tem sugestões em 5 dioceses.

Saudações,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário