Páginas

quinta-feira, 21 de março de 2024

Igrejas rejeitam manipulação de valores cristãos por discursos racistas, nas próximas eleições

Bom dia, paz e bem!!

“Apelamos aos grupos políticos das instituições europeias, aos partidos políticos e aos candidatos a deputados europeus a lutar contra a instrumentalização dos valores cristãos para interesses políticos e na perspetiva de narrativas étnico-raciais.”

Esta declaração foi assinada pelos responsáveis da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE, Igreja Católica), Conferência das Igrejas Europeias (CEC), Assembleia Interparlamentar da Ortodoxia e o movimento ecuménico ‘Together for Europe’ (Juntos pela Europa).

As eleições 2024 para o Parlamento Europeu vão decorrer nos vários Estados-membros, de 6 a 9 de junho.

 No Vaticano, o Papa Francisco reforçou os seus apelos em favor das negociações de paz, para travar o “horror” da guerra que atinge as populações da Ucrânia, Palestina e Israel, aos participantes da audiência pública semanal, desta quarta-feira, na Praça de São Pedro.

“Nunca esqueçamos que a guerra é sempre uma derrota, não se pode avançar com a guerra. Devemos fazer todos os esforços para procurar acordos, negociar para acabar com a guerra. Rezemos por isto.”

Neste Dia Mundial da Poesia, sugiro a conversa com Maria Borges, que aos 20 anos de idade, escreve poemas por “necessidade”, convida a “tocar o vazio” e “olhar para as coisas pequenas”.

Esta jovem, que tem uma perturbação do espetro do autismo e pede maior consciencialização e empatia para quem lida com este quadro de desenvolvimento, foi a convidada do Programa ECCLESIA na Antena 1, emitido esta madrugada pouco depois da meia-noite na rádio pública. Pode ouvir no portal de informação da Agência ECCLESIA e/ou no podcast ‘Alarga a tua tenda’, disponível em todas as plataformas.

Maria Borges venceu a 3ª edição do concurso nacional ‘Voz – O Poder na Palavra’, com a declamação de poemas, que podem ver e ouvir na página ‘Coisas Ínfimas’, na rede social Instagram.

Na RTP2, o Programa ECCLESIA propõe olhar a Semana do Papa, conhecer o espetáculo ‘Spiritus’, e refletir sobre a importância da água, o dia mundial assinala-se esta sexta-feira, mas, em estúdio, temos Inês Simões da FEC – Fundação Fé e Cooperação.

Da nossa agenda, se estiver pelo Porto, sugiro o Espetáculo multimédia ‘Spiritus’, na sua terceira temporada, na igreja da Torre dos Clérigos, a partir das 18h00.

Em Lisboa, o final de tarde pode ser animado e preenchido, com múltiplas escolhas, como o primeiro encontro ‘Conversas no 100’, no ‘Luiza Andaluz Centro de Conhecimento’, das Servas de Nossa Senhora de Fátima, a partir das 18h30.

Quase na mesma zona, na Capela do Rato, D. Manuel Clemente e Francisco Louçã vão dialogar sobre ‘Cristianismo e Marxismo’, no contexto da celebração dos 50 anos da famosa vigília realizada na capela desta comunidade e do 25 de abril de 1974, às 19h00.

Desejos de uma boa primavera, sem alergias se for caso disso, e continuação de uma boa caminhada quaresmal. Este 21 de março, 81.º dia de 2024, é rico em comemorações: mundial - o Dia da Árvore – internacionais – Dia da Luta Contra a Discriminação Racial; da Síndrome de Down; da Floresta – e Dia Europeu da Criatividade Artística.

Cumprimentos,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário