Páginas

segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Ensino Doméstico... Valeu a pena?

Desde os 7 anos que aprendo em casa. Sim, em casa. Pode parecer estranho, mas a verdade é que andei na escola no 1° ano e só a voltei a frequentar no 10°. A minha tia ensinava-me Inglês e tinha um atelier de pintura, enquanto a minha mãe era responsável pelas outras disciplinas. 

Nestes 8 anos de ensino doméstico, não fui uma criança solitária nem com más notas, como é o preconceito; pelo contrário, nunca tive uma negativa, mas sempre excelentes resultados.

Aprender em casa não só traz uma maior liberdade de horários, como também se aprende em muito menos tempo, permitindo maior disponibilidade para atividades extracurriculares e aprendizagem de outras matérias. Cheguei a andar na equitação, no coro (grátis), no piano, na guitarra e num clube onde tinha teatro (grátis), simultaneamente. No meu tempo livre, que era maior do que o dos meus amigos que frequentavam a escola, eu aprendia sozinha sobre a vida animal.

Sempre me interessei sobre este tema e dispunha de muito tempo para descobrir este mundo que tanto me interessava. Cresci a pesquisar sobre diversos temas e a melhorar as minhas aptidões linguísticas, pois os meus pais têm um hotel no qual eu falava com clientes vindos de todas as partes do mundo. 

Como referi, não era solitária; no clube, no coro, na catequese, em casa, no hotel, convivia com outras crianças e sempre fui extrovertida, criando novas brincadeiras com os meus amigos. 

Quando regressei à escola, no ano passado, tive a minha primeira apresentação oral. Os meus colegas diziam-me que era horrível, constrangedor, angustiante. E assim fui eu a pensar. Qual não foi o meu espanto quando soube que tivera a melhor nota da turma, e assim continuou nos períodos seguintes.

No coro e no teatro eu estava tão habituada a estar em palco que uma apresentação de Português não era nada de mais. 
Admito que, em parte, as boas notas que tive advinham da capacidade de estudo pessoal que adquiri quando estudava em casa. Trabalhava bastante sozinha e depois tirava as dúvidas. 

Como vivi as duas realidades, posso afirmar que, de acordo com a minha experiência, se aprende melhor em casa. Não é que agora o ensino e os resultados não sejam bons, mas aprendia o mesmo em muito menos tempo, que me sobrava para aumentar a minha cultura geral e habilidades.

É verdade que o 10° e o 11° ano são mais difíceis que os anteriores, mas o ter estudado em casa preparou-me bem para o secundário. As provas de equivalência/exames de final de ciclo, com matéria de 3 anos, foram uma grande prova de exigência.

Algo que não posso deixar de dizer: agradeço aos meus pais por ter estado nesta modalidade de ensino, sendo que, além do mais, despendi muito tempo estando com eles e brincando com os meus irmãos, o que não tem preço.

Teresa Mendes



1 comentário:

  1. Obrigada pelo testemunho que nos motiva e dá alento para a caminhada! Um grande beijinho.
    Partilhei este excelente contributo também aqui: https://ensinodomesticocatolico.wordpress.com/2019/01/02/testemunho-de-uma-jovem-sobre-a-sua-vivencia-em-ed/

    ResponderEliminar