Oitava edição do projeto iniciou esta sexta-feira e leva ao Algarve três bandas estrangeiras
“Vale a pena estar no Algarve porque o Festival Jota vai ser inigualável”, afirmou o padre Jorge Castela, diretor artístico do Festival Jota desde a primeira edição.
“Tentamos fazer o melhor cartaz de sempre, tendo todos os equilíbrios necessários para dar espaço às bandas que estão a crescer, aos grande e às bandas estrangeiras”, disse o padre Jorge Castela horas antes do primeiro concerta.
O início da oitava edição do Festival Jota aconteceu esta sexta-feira quando D. Manuel Quintas, bispo do Algarve, se dirigiu aos participantes pedindo-lhes que deixem uma “grande sementeira” de alegria e juventude na diocese.
“Partilhai a alegria que vos vai no coração e sobretudo procurar que este Festival vos conduza mais uma vez à fonte dessa alegria, a pessoa de Cristo. É Ele que é a fonte da nossa alegria”, afirmou D. Manuel Neto Quintas.
Para Daniela Rosa, da Diocese do Algarve, a participação no Festival Jota é uma oportunidade de ouvir música “louvando a Deus.
“É o maior festival de inspiração cristã que existe em Portugal e há muitos queríamos participar e este ano conseguimos”, disse à Agência ECCLESIA
Sandra Neto, da Diocese do Porto, valorizou a “muita animação” que marca o Festival Jota e “o espírito” que conhece já de edições anteriores.
Bruno Pereira, da Arquidiocese de Braga, que participa pela quarta vez no Festival Jota, diz que o projeto o “cativou”, marcando presença assídua.
“A música é uma maneira de evangelizar. Através da música mais facilmente consegue-se transmitir a mensagem que é pretendida e os jovens estão mais recetivos à própria mensagem”, recordou.
O Festival Jota é um projeto de encontro entre os jovens de todo o país, com dois concertos nas noites de sexta-feira e de sábado, encontros formativos ao longo de todo o certame e oração.
O cartaz deste ano do Festival Jota inclui três bandas estrangeiras: Os italianos The Sun, os ingleses ‘Crossbeam’ e Nico Montero, de Espanha.
De Portugal a anfitriã ‘Banda Jota’, a banda ‘Yeshua’ e os ‘Godstones’, grupos revelações em 2014 e 2013, os concertos intimistas dos Maresia, do Corpo Nacional de Escutas, e de Claudine Pinheiro com algumas músicas do novo álbum.
A edição de 2015 do Festival Jota conta ainda com a presença do grupo ‘Jovem Levanta-te’, um DJ algarvio na Cristoteca e a participação da banda Graal, que vai fazer o pré-lançamento do primeiro álbum.
O Festival Jota decorre em Faro, em Vale das Almas (espaço da concentração internacional de motos de Faro) e termina este domingo com uma Eucaristia presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.
CB/PR
in
Sem comentários:
Enviar um comentário