O Papa Francisco instituiu na Igreja Católica o "Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação", o qual se vai realizar anualmente a partir do próximo dia 1 de setembro.
Na sua segunda Carta Encíclica - Laudato Sí – (Sobre o cuidado da casa comum), o Papa lembra os cristãos que a crise ecológica deve impelir a uma profunda conversão espiritual, na medida em todos somos chamados a uma «conversão ecológica, que comporta deixar emergir, nas relações com o mundo que os rodeia, todas as consequências do encontro com Jesus. Viver a vocação de guardiões da obra de Deus não é algo de opcional nem um aspecto secundário da experiência cristã, mas parte essencial duma existência virtuosa».
“Como cristãos, queremos oferecer a nossa contribuição para a superação da crise ecológica que a humanidade está a viver. Por isso devemos, antes de tudo, buscar no nosso rico património espiritual as motivações que alimentam a paixão pelo cuidado da criação, lembrando sempre que para aqueles que cremos em Jesus Cristo, Verbo de Deus que se fez homem por nós, «espiritualidade não está desligada do próprio corpo nem da natureza ou das realidades deste mundo, mas vive com elas e nelas, em comunhão com tudo o que nos rodeia».
Para Sua Santidade a celebração do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação vai oferecer aos fiéis e às comunidades a oportunidade de renovarem a adesão pessoal à vocação de protetores da criação: “Elevando a Deus o agradecimento pela obra maravilhosa que Ele confiou ao nosso cuidado, invocando a sua ajuda para a protecção da criação e a sua misericórdia pelos pecados cometidos contra o maravilhoso mundo em que vivemos”.
A celebração deste Dia tem um forte sentido ecuménico na medida em que a mesma data é comemorada pela Igreja Ortodoxa o que será uma excelente oportunidade para testemunhar a crescente comunhão entre ambas.
“Vivemos num tempo em que todos os cristãos enfrentam idênticos e importantes desafios, diante dos quais, para ser mais críveis e eficazes, devemos dar respostas comuns”.
Ao fazer votos duma mais ampla colaboração para o bom início e desenvolvimento do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, o Santo Padre invocou a intercessão da Mãe de Deus, Maria Santíssima, e de São Francisco de Assis, cujo Cântico das Criaturas inspirou e continua a inspirar tantos homens e mulheres de boa vontade a viver no louvor do Criador e no respeito pela criação.
Maria Susana Mexia
Sem comentários:
Enviar um comentário