Páginas

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Dia Mundial da Paz

Feliz Ano Novo!
Ano Novo, vida nova!
Porque há sempre formas de que assim seja,
vamos começar hoje um novo contacto consigo,
em cada jornada informativa, para referir as notícias
que a vão marcar e informar sobre o que aconteceu
de novo, nas últimas horas. Através de uma
mensagem personalizada, os jornalistas
da redação da Ecclesia dirigem-se a cada
um dos leitores para sugerir reportagens,
opiniões, curiosidades de cada dia!

Hoje, 1 de janeiro de 2017, é o Dia Mundial da Paz. Há 50 anos que o Papa dirige uma Mensagem a todas as mulheres e a todos os homens para este dia. Paulo VI tomou essa iniciativa, em 1967 e, daí para cá, São João Paulo II, Bento XVI e agora o Papa Francisco deram-lhe continuidade.

A 50ª Mensagem propõe a não-violência como caminho para a paz. E encontra pistas que concretizam esta sugestão do Papa Francisco, no ambiente de cada um e no relacionamento entre Estados, nas reportagens publicadas pela Agência Ecclesia.

Dia 1 de janeiro é também o dia em que inicia funções António Guterres como secretário-geral das ONU. A esse propósito, pedimos ao Francisco Noronha de Andrade que nos mostrasse os seus arquivos do dia 1 de janeiro de 1917. Há cem anos, a poucos meses das Aparições de Fátima, fazem-se profecias de paz no primeiro dia do ano… Que assim aconteça também para o mandato de António Guterres.

Hoje, é a liturgia católica assinala a solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. Jovens da Diocese de Lisboa, nomeadamente os que integram o movimento ‘Eu Acredito’, participam na celebração da Missa, no Mosteiro dos Jerónimos, e numa procissão que se lhe segue até ao Padrão dos Descobrimentos, com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, onde se vai realizar um gesto pela paz. Uma boa forma de começar o ano!

O que passou, 2016, é recordado por António Bagão Félix na Ecclesia por sete palavras começadas por ‘E’.

Feliz Ano Novo! Que a justiça e a paz marquem cada um dos seus dias!

Paulo Rocha
in



Sem comentários:

Enviar um comentário