Páginas

quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Vamos chegar a um ponto de rutura?

Olá Bom Dia

O Papa Francisco publicou a sua nova exortação apostólica ‘Laudate Deum’ (Louvai a Deus), sobre o tema da ecologia integral, alertando para a possibilidade de se estar a chegar ao “ponto de rutura” na crise ambiental.

“Este mundo que nos acolhe está a esboroar-se e talvez a aproximar-se dum ponto de rutura. Independentemente desta possibilidade, não há dúvida de que o impacto da mudança climática prejudicará cada vez mais a vida de muitas pessoas e famílias”, escreve Francisco, num texto que dá continuidade à reflexão da encíclica ‘Laudato Si’ (2015). “‘Laudate Deum’ é o título desta carta, porque um ser humano que pretenda tomar o lugar de Deus torna-se o pior perigo para si mesmo”.

Em relação ao Sínodo, o Papa Francisco convidou a superar “interesses ideológicos”, dando prioridade à “escuta”. A harmonia não significa síntese, mas uma ligação de comunhão entre “partes diferentes”, disse, perante as centenas de participantes reunidos no Auditório Paulo VI.

Francisco sustentou que, se no final dos trabalhos, saíssem “todos iguais”, o Espírito teria “ficado fora”. Cada comunidade cristã, cada pessoa tem as suas particularidades” que fazem parte da “sinfonia” da Igreja porque “não somos um parlamento, não somos as Nações Unidas. É algo diferente”.

A Conferência Episcopal Portuguesa está representada no Sínodo pelo seu presidente e vice-presidente, D. José Ornelas e D. Virgílio Antunes, respetivamente.

Francisco saudou todos os que começam este “caminho sinodal”, recordando que foi São Paulo VI, Papa que encerrou o Concílio Vaticano II (1961-1965), a recuperar a ideia de “sinodalidade” na Igreja ocidental.

Propostas para hoje… No entanto não esqueça de ver o programa ECCLESIA na RTP2, pouco depois das 15h00. Depois fica disponível no site desta agência da Igreja Católica.

Já sabe que pode acompanhar toda a atualidade religiosa, em Portugal e no mundo, no site www.agencia.ecclesia.pt/portal/

Cumprimentos

Luis Filipe Santos

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário