Páginas

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

A ambição que fomenta o ódio


Foto: LUSA/EPA

O padre João Lourenço é biblista e investigador dos povos e da história da Terra Santa. À Agência Ecclesia falou do conflito entre palestinianos e israelitas, considerando que a escalada de “violência e ódio” na região se deve “às diferenças” entre estes dois povos e à “ambição desmedida de alguns chefes”.
Este franciscano que estudou na Terra Santa, reconhece “razões que estão estruturalmente ligadas à identidade destes povos porque são dois mundos, culturas diferentes”. A questão religiosa sendo importante, é aqui, segundo o padre João Lourenço, “um capacete e uma cobertura para disfarçar ambições assolapadas” de alguns dirigentes.
Este estudioso das ciências bíblicas que conhece a região, considera que a situação só se altera se “houver disponibilidade e cedências de parte a parte, e nesse aspeto Israel também tem grandes culpabilidades, especialmente nesta última fase do seu governo”, sublinhou.
Já na segunda-feira, o secretário de Estado do Vaticano tinha condenado a onda de violência que atinge Israel e Palestina, apelando ao fim da “barbárie” na região.
“O terrorismo, a violência, a barbárie e o extremismo minam as aspirações legítimas dos palestinos e dos israelitas. Deixem que as armas se calem, deixem a razão prevalecer”, apelou o cardeal Pietro Parolin.

A artista plástica Joana Vasconcelos orienta hoje, às 21h15, a última visita temática, à exposição «Rosarium: Alegria e Luz, Dor e Glória» que está patente no Santuário de Fátima.
A artista plástica vai falar, no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade sobre “Suspensão: sobre a criação, sobre a execução, sobre a exposição”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Pelas 15h00, na RTP2, o programa Ecclesia conta com a presença de Eugénia Abrantes que apresenta o projeto sobre a história da espiritualidade e da mística em Portugal em que se insere também a sua obra “Erotismo e Metáfora na Mística Portuguesa. Do Renascimento ao Barroco”

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário