Páginas

terça-feira, 17 de outubro de 2023

Guerra, até quando?

Bom dia!

Há dias que imagens do conflito entre Israel e Hamas irrompem pelas nossas televisões e nos confrontam com uma realidade anunciada. Crianças, mulheres e homens inocentes são obrigados a fugir de uma guerra que não pediram e que parece não ter fim à vista.

No seguimento dos apelos levados a cabo nos últimos dias para cessar a guerra na região, nomeadamente pelo Papa Francisco, a Conferência Episcopal portuguesa juntou-se à celebração de um dia de jejum e oração pela paz, que acontece hoje. “Respondendo ao veemente convite do cardeal Pierbattista Pizzaballa, patriarca latino de Jerusalém, em nome dos bispos da Terra Santa, a Conferência Episcopal propõe que todas as famílias, paróquias e comunidades religiosas façam um dia de jejum e oração pela paz e reconciliação na terça-feira, 17 de outubro”, lê-se na nota divulgada pelos bispos portugueses.

De Gaza chegam notícias que a paróquia local está a abrigar 400 pessoas que rejeitam fugir para sul. “As instituições cristãs estão no norte de Gaza. Ou seja, temos a nossa paróquia católica, a greco-católica, a Caritas, o CRS (Catholic Relief Service, congénere norte-americana da Cáritas), associações, e também o Hospital Anglicano, que funciona muito bem”, apontou D. William Shomali, bispo auxiliar do Patriarcado Latino de Jerusalém e vigário patriarcal para a Palestina, em entrevista à Rádio Renascença.

No Vaticano, o Papa Francisco, condenou o investimento em armas num mundo em que milhões de pessoas vivem sem acesso digno a comida ou água potável, a propósito do Dia Mundial da Alimentação (esta segunda-feira). “Infelizmente, assistimos hoje a uma escandalosa polarização das relações internacionais, devido às crises e confrontos existentes. Desviam-se para a produção e comércio de armas enormes recursos financeiros e tecnologias inovadoras que poderiam ser usados para tornar a água uma fonte de vida e de progresso para todos”, lamentou o Santo Padre.

Nem de propósito, hoje assinala-se o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, e nesse âmbito, a Rede Europeia Anti-Pobreza está a promover, até dia 24 deste mês, mais de 130 iniciativas a respeito do tema, com o objetivo de sensibilizar a população para a pobreza e exclusão social.

A sugestão de hoje: não perca o programa ECCLESIA, transmitido na RTP2, pelas 15h00. O convidado é João Venâncio, dinamizador do grupo de jovens na Paróquia da Areosa, na Diocese do Porto, e o tema são os desafios que se colocam pós-JMJ. Se não tiver a oportunidade de ver em direto, o programa fica depois disponível no site da Agência, onde poderá também acompanhar a restante atualidade religiosa.

Resto de boa semana e mantenha-se na nossa companhia,

Leonor João

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário