Páginas

domingo, 1 de outubro de 2023

Santa Teresinha: “especialista” em atrair “gente distante”... 10 conversões surpreendentes de sua mão

150 anos do nascimento do santo de Lisieux: assassinos, um líder comunista, um cantor...

Há um
Santa Teresinha de Lisieux profetizou antes de morrer que “passaria o seu céu fazendo o bem na terra” e que “choveria uma chuva de rosas”: que por sua intercessão elas cairiam sobre milhares de homens e mulheres.


José Maria Alsina


No dia 1º de outubro, a Igreja celebra  Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, também conhecida como Santa Teresinha de Lisieux. Em 2023, o seu Ano Jubilar será celebrado 150 anos após o seu nascimento. Antes de morrer, profetizou que “passaria o seu céu fazendo o bem na terra ” e que “choveria uma chuva de rosas”, significando a chuva de graças que cairia sobre milhares de homens e mulheres por sua intercessão .

As graças da cura física operadas através da mediação de Teresa são especialmente marcantes , mas se há algo que foi “usado” desde o céu, é na abertura dos corações dos incrédulos à beleza e à verdade do Amor Misericordioso de Deus ao qual foi consagrado com seu ato de oferenda. Coletamos uma lista de 10 exemplos de conversões realizadas de forma milagrosa por intercessão de Teresa:

1-Charles Maurras (1868-1952)

Charles Maurras  foi fundador da Action Française, condenado por Pio XI. Teve uma estreita relação com o Carmelo de Lisieux e com a irmã de Santa Teresinha, Madre Inês de Jesus. Uma freira carmelita ofereceu a vida pela sua conversão. No leito de morte confessa-se e recebe-se os sacramentos . O sacerdote que o assiste, sabendo da sua devoção ao santo de Lisieux, confia-lhe este passo.

2- Antonio Gramsci (1891-1937)

Antonio Gramsci  foi o fundador do Partido Comunista Italiano . Primeiramente, propôs pôr fim às crenças, tradições e costumes que falavam da transcendência do homem. A sua intenção era alcançar a “hegemonia cultural” na prossecução do chamado “eurocomunismo” e no qual a Igreja representava o seu pior inimigo . No momento da morte beijou uma imagem de Santa Teresinha que uma freira lhe trouxe e aceitou para receber os sacramentos.

gramasci Antonio Gramsci, fundador do Partido Comunista Italiano, na hora de morrer beijou uma imagem de Santa Teresinha que uma freira lhe trouxe e aceitou para receber os sacramentos.

3-Jacques Fesch (1930-1957):

 Jacques Fesch  foi um assassino, executado na guilhotina pela Justiça francesa. Na prisão foi um grande devoto de Santa Teresinha, ela influenciou o processo espiritual que o levou a morrer em odor de santidade, entendendo sua sentença como reparação . Faleceu em 1º de outubro de 1957, festa de Santa Teresinha.

4- Vernon Johnson (1873-?)

Ele foi um proeminente pastor anglicano . Após um longo processo, a leitura de História de uma Alma o levou à conversão ao catolicismo. Foi ordenado sacerdote católico em 29 de junho de 1933. Em 6 de julho celebrou missa em Lisieux, confessando o papel que Santa Teresinha teve em sua conversão. Desde então, não deixou de ir todos os anos a Lisieux para pedir a proteção do santo.

5- Lucie Delarue-Madrus (1874-1945)

Escritora francesa que ficou conhecida por seus casos lésbicos e seu ativismo feminista . Publicou dois livros sobre o santo por quem tinha grande admiração. No prólogo do primeiro livro escreveu: “Que esta vela profana, feita para homenagear você, que é prima-irmã da rosa, se convença da minha ternura e da minha boa vontade”. Lucie morreu aos 70 anos de reumatismo em uma casa de campo. No seu momento de prostração... estaria presente o santo por quem ele tanto admirava?

6-Alain Mimmoun (1921-2013) 

Atleta muçulmano , campeão olímpico francês da maratona, foi milagrosamente curado em 1955 em Lisieux de uma ciática que o impedia de correr. Desde então sempre carregou consigo uma imagem do santo. Em sua casa colocou uma foto e confessou que as rosas plantadas ao lado estavam sempre frescas.

7- Edith Piaf (1915-1963)

Grande ícone da música francesa. Ela foi milagrosamente curada da cegueira por Santa Teresinha aos 6 anos. A sua avó, que dirigia um bordel, levou-a com as prostitutas locais ao Santuário de Lisieux onde foi curada . Após o milagre, manteve uma devoção fervorosa durante toda a vida, usando uma medalha de Santa Teresinha no pescoço e dedicando a ela todas as apresentações que fazia no palco.

piaf Edith Piaf, um grande ícone da canção francesa, foi milagrosamente curada da cegueira por Santa Teresinha aos 6 anos de idade.

8- Cláudia Koll (1965)

Claudia Koll é uma atriz italiana que durante alguns anos ficou conhecida por filmes de alto conteúdo erótico . Seu itinerário de conversão começa em Medjugorje . Confessa que no seu processo de conversão o primeiro livro que leu foi História de uma Alma . Ela sente que Santa Teresinha a convida a viver o caminho da simplicidade , sentindo-se muito pequena e ao mesmo tempo chamada à santidade.

9- Alain Cavalier (1931)

Alain Cavalier  é um cineasta francês, diretor do filme Thérèse . A filmagem mudou sua abordagem ao cinema. Ele confessa: “Depois daquele filme nunca mais trabalhei no cinema da mesma forma . Depois de Thérèse , abandonei os filmes de ficção com atores e me dediquei a fazer projetos com pessoas reais, como os retratos de 24 mulheres que trabalharam no comércio. manuais, outro filme político rodado nos mesmos moldes de Thérèse , em estúdio e sem cenários, ou algo mais pessoal que fiz em primeira pessoa".

Aqui você confere o trailer de 'Thérèse', do convertido Alain Cavalier.

10-Henri Pranzini (1857-1887)

Colocamos Henri Pranzini  em último lugar, mas ele foi o primeiro, o “primeiro filho” da conversão de Teresa . Ela tinha apenas 14 anos. Ele sabia que havia sido condenado à morte na guilhotina pelo assassinato, em 13 de março de 1887, em Paris, de três mulheres, incluindo uma menina. Teresa pediu a sua conversão. Antes de ser executado, Henri Pranzini beijou o crucifixo para admiração de quem assistia ao criminoso inconfessado.

(Publicado em dezembro de 2022, republicado com modificações em 2023.)



Sem comentários:

Enviar um comentário