Páginas

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Para o que der e vier

Olá bom dia e boa semana!

Os últimos dias foram dias muito preenchidos! E em várias frentes... Claro que o encerramento da Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos é o acontecimento! Não passou em muitos media, não fez manchetes de muitos jornais, mas.. é o acontecimento! E o futuro o dirá... Felizmente, num projeto de “reportagem sinodal”, foi possível mostrar de forma mais próxima os trabalhos do sínodo. O vaticanista da Agência ECCLESIA Octávio Carmo e o repórter de imagem Ricardo Perna acompanharam os trabalhos durante os últimos 10 dias e mostraram, numa rede de sete parceiros, as conclusões de um mês de trabalhos! Nomeadamente os temas do relatório de síntese da primeira sessão da assembleia sinodal. Enquanto não chega o documento com cerca de 40 páginas, veja as notícias sobre essas conclusões desta assembleia sinodal.

Por cá, foi dia de festa em Setúbal, com o novo bispo, cardeal D. Américo Aguiar, a iniciar o seu ministério a partir da Catedral: presidiu a uma Eucaristia para afirmar que está “pronto o que der e vier”. E também aqui, num trabalho conjunto com a Gabinete de Comunicação da Diocese de Setúbal, a Agência ECCLESIA mostrou o que aconteceu através de uma transmissão streaming. A realidade da Diocese de Setúbal, que o novo bispo vai encontrar, passou no programa 70x7 deste domingo, que pode rever aqui.

Mas voltemos aos trabalhos sinodais... Agora interessa ouvir os participantes e perceber a continuidade que terão as reuniões em mesas redonda durante muitos dias... Para D. José Ornelas, delegado de Portugal com D. Virgílio Antunes, é preciso “criar atitudes novas, modos de novos ser dentro da Igreja”; na entrevista Renascença/Ecclesia, a presidente do Conselho Nacional do Laicado Brasileiro, Sônia Gomes de Oliveira, afirma que a sinodalidade é o primeiro passo para vencer o clericalismo. E o que terão a dizer outros participantes...? Veja na Agência ECCLESIA nos próximos dias!

A terminar, lembro um tema que infelizmente está na ordem do dia: a guerra na Terra Santa. O padre João Lourenço analisa no programa Ecclesia, emitido na RTP2 pelas 15h00, os antecedentes dos conflitos em curso, os povos que se enfrentam e políticas que dificultam caminhos de paz...

Votos de uma ótima jornada

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário