Páginas

segunda-feira, 3 de julho de 2023

Primeira segunda-feira

Bom dia e boa semana!

É a primeira segunda-feira do mês de julho. Como será a do próximo, a primeira segunda-feira do mês de agosto? O “filme” desses dias, da Jornada Mundial da Juventude, vai sendo cada vez escrito por tantos que os preparam e também pelos jovens peregrinos. A partir de hoje, e ao longo de todo o mês de julho, daremos destaque à programação da JMJ Lisboa 2023 e a projetos que vão ficar na história desta jornada. E começamos com uma conversa com Peu Madureira, sobre as mensagens que vão marcar a semana e os eventos principais. Depois, desporto, as catequeses que agora são diálogos, a educação são os temas que se seguem.

A propósito da JMJ Lisboa 2023, alguém conhece um jovem das Maldivas? A organização da jornada quer todos os países do mundo representados e diz que falta um jovem das Maldivas. Esse foi um dos temas abordados pelo Afonso Virtuoso, do Comité Organizador Local da JMJ, na entrevista Renascença/Ecclesia desta semana.

No Vaticano, o Papa recordou as vítimas do conflito na Ucrânia e nas guerras “esquecidas”, em várias partes do mundo, apelando à solidariedade e oração das comunidades católicas. Um pedido que acontece na mesma semana em que Francisco enviou dois representantes para a frente do conflito, no leste da Europa: o esmoler pontifício, cardeal Konrad Krajewski, visitou a Ucrânia em missão solidária e o cardeal Matteo Zuppi, arcebispo de Bolonha, esteve em Moscovo, como enviado especial de paz.

Votos de uma ótima semana e, se está por Viseu, acompanhe o ‘Clericus Cup’, um torneio de futsal que junta padres das várias dioceses de Portugal e de congregações religiosas, até ao dia 5 de julho.

Paulo Rocha

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário