Páginas

segunda-feira, 29 de maio de 2023

Segunda-feira de Pentecostes

Boa segunda-feira e um abraço especial para os nossos irmãos açorianos, neste seu dia.

A celebração anual da Região Autónoma dos Açores acontece na segunda-feira de Pentecostes, desta feiro no concelho das Lajes do Pico, com uma sessão solene e um almoço comemorativo, abertos à população. Segundo o portal diocesano, nesta “segunda-feira da pombinha” – referência simbólica ao Espírito Santo - entre as 27 personalidades e entidades distinguidas estarão as Santas Casas da Misericórdia de Angra e da Praia da Vitória.

Quando se instituíram as Santas Casas da Misericórdia na ilha Terceira, a de Angra, em 1495, e depois a da Praia, em 1498, instalam-se nos Impérios do Espírito Santo, acabando por se tornar as responsáveis pela organização dos bodos no dia de Pentecostes.

Do Vaticano, chegaram várias mensagens fortes do Papa, na celebração deste domingo, em que se mostrou impressionado pelo mal que a humanidade é capaz de cometer, num mundo em guerra, além de deixar recados internos, tanto para quem quer transformar o Sínodo num “parlamento” como para quem sonha com uma Igreja-fortaleza, de portas fechadas.

Por cá, os últimos dias foram de festa para o Corpo Nacional de Escutas, a celebrar o seu centenário. Um tem em destaque na mais recente emissão do Programa 70x7. Já hoje, na RTP2, olhamos para a ‘Semana Laudato Si', que se concluiu este domingo, e apontamos ao Tempo da Criação, com a ajuda de Juan Ambrósio, vice-presidente da associação Rede - Cuidar da Casa Comum.

Olhando para o calendário litúrgico, vemos que hoje se celebra a memória de Santa Maria, Mãe da Igreja. Uma novidade instituída por Francisco, que em 2018 determinou a sua inscrição no Calendário Romano geral, na segunda-feira depois de Pentecostes.

Despeço-me com votos de boas notícias,

Octávio Carmo

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário