Páginas

quarta-feira, 17 de maio de 2023

Conventos abrem as portas

Foi ontem apresentada em Lisboa a iniciativa ‘Open Conventos’, a realizar de 24 a 27 de maio. O ‘Quo Vadis’ Turismo do Patriarcado de Lisboa’ considera que a iniciativa vai permitir aos visitantes ficar “deslumbrados” com um património “muitas vezes desconhecido”. José Manuel Pimenta refere que as pessoas passam por edifícios “imponentes sem perceber a história que eles contêm”.
O ‘Open Conventos’ é uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o ‘Quo Vadis – Turismo do Patriarcado de Lisboa’ e o Instituto de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Novos estatutos da Cáritas Internacional reforçam sinodalidade, cooperação fraterna, e importância da presença de mulheres e jovens na ação solidária da Igreja. Linhas de força saídas da Assembleia Geral da confederação internacional deste organismo católico que terminou ontem em Roma com a participação da Cáritas Portuguesa.
Rita Valadas destaca a importância do trabalho em rede e de maior proximidade entre os membros perante situações de fragilidade.
‘Construir novos caminhos de fraternidade’, inspirado na Encíclica ‘Fratelli Tutti’ do Papa Francisco, foi o tema da Assembleia Geral da ‘Caritas Internationalis’, entre 11 e 16 de maio, que reuniu cerca de 400 delegados, das 162 organizações Cáritas no mundo.

Mais logo, o economista Carlos Farinha Rodrigues, Margarida Bruto da Costa e Pedro Silva Rei vão falar sobre Alfredo Bruto da Costa. Uma intervenção integrada nas conferências de Maio promovidas pelo Centro de Reflexão Cristã, que têm este ano como tema «Fé cristã, profecia e cidadania: quatro legados para o século XXI». É a partir das 18h30 no Centro Nacional de Cultura, Largo do Picadeiro, em Lisboa.

À mesma hora, na sede da revista «Brotéria», da Companhia de Jesus, estará em foco a figura e a obra de Francisco Rodrigues da Cruz, o Padre Cruz. A iniciativa conta com a participação de Ana Catarina André e Sara Capelo, autoras da obra «Padre Cruz – O Santo do Povo».

Pelas 15h00 chega o programa ECCLESIA à RTP2, hoje para além da rubrica “Perseguidos, mas não esquecidos” da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, fica também a par do Projeto Tik Tak promovido pela Fundação Fé e Cooperação.

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário