Páginas

sábado, 6 de maio de 2023

JMJ Lisboa 2023 e o apelo a salvar vidas, a doar sangue

Bom dia, paz e bem!!


Instituto Português do Sangue e da Transplantação

Os voluntários da Jornada Mundial da Juventude foram convidados a dar sangue, esta sexta-feira, numa colheita realizada na sede da organização em Portugal, em Lisboa.

À Agência ECCLESIA, D. Américo Aguiar afirmou que foi um momento “especial” porque Portugal tem “muitas marcas” e esta “é uma daquelas que orgulha” o país.

“A renovação dos dadores de sangue não está acontecer com a velocidade” desejada e a JMJ “pode ter um papel importante para sensibilizar os jovens portugueses para renovar este contingente de doadores, mas também sensibilizar os jovens estrangeiros”, disse o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023.

A Fundação da Jornada Mundial da Juventude, o Instituto Português do Sangue e Transplantados (IPST) e a Federação Portuguesa das Associações de Sangue estabeleceram uma parceria que pretende sensibilizar para a importância da dádiva regular de sangue.

Esta operação contou com cerca de 50 candidatos a dadores de sangue.

“Nós temos de estar onde os jovens estão, eles precisam de ser sensibilizados”, explicou Paulo José Rosa Cardoso, da Federação Portuguesa das Associações de Sangue, salientando ser um dia “especial”.

Esteja atento, vão ser realizadas outras ações de sensibilização e colheitas, organizadas pelos Comités Organizadores Diocesanos (CODs) da JMJ Lisboa 2023, como o apelo no Porto, há uma semana, na iniciativa ‘Escutar Deus na voz dos jovens’: Vai ser uma forma de estimular os jovens “para o seu papel cívico e para os benefícios deste contributo voluntário para responder às necessidades diárias de sangue nos hospitais portugueses”,

Gosta de arte urbana, conhece os murais de Leiria? A cidade do lis, que já tem muitas e variadas manifestações de street art, esta semana, ganhou mais um mural, como “expressão pública” de acolhimento aos participantes na Jornada Mundial da Juventude, nomeadamente nos “Dias nas Dioceses” (26 a 31 de julho).

“O mural será representação da JMJ em Leiria e sinal de que estamos prontos para acolher os jovens. Este vai ser um dos spots fotografáveis em Leiria”, afirmou a jovem Cristiana Lopes, do COD de Leiria-Fátima.

Se passar por Leiria, este fim de semana, pode ver o novo mural junto à Escola Superior Educação e Ciências Sociais, e, ainda, a peregrinação dos dois símbolos da JMJ.

Doação e entrega é o que também pode ouvir com os Jovens Missionários Cluny, alguns vão à JMJ Lisboa e, em 2024, é na missão na Guiné-Bissau. Esta entrevista faz parte do Programa ECCLESIA, deste sábado, na Antena 1 da rádio pública, que depois fica disponível online.

Este sábado e domingo, o Banco Alimentar Contra a Fome promove a sua campanha de recolha de alimentos nos supermercados. Os portugueses são convidados a alimentar a esperança. E, em Braga, é apresentado o livro ‘Os Jovens – A Conquista da Identidade’, do padre José Luís do Souto Coelho.

Votos de um bom fim-de-semana, as notícias, reportagens e novidades vão continuar em www.agencia.ecclesia.pt.

Cumprimentos,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário