Páginas

sábado, 13 de maio de 2023

«Intenção da paz», como centro da peregrinação de 13 de maio

Bom dia, paz e bem! 

O secretário de Estado do Vaticano assinalou que a “intenção da paz” está no centro das suas preocupações, como presidente da peregrinação internacional de maio ao Santuário de Fátima.

“Como Maria e com Maria, a Igreja aprende a permanecer junto dos crucificados da história. Como Maria e com Maria, a Igreja constrói pacientemente a cultura do encontro, do diálogo, da reconciliação e da fraternidade sem muros”, disse, depois, o cardeal Pietro Parolin, na celebração da vigília, no Recinto de Oração.

O Bispo da Diocese de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, e o reitor do santuário, padre Carlos Cabecinhas, saudaram a grande presença de peregrinos a pé e do estrangeiro, na Cova da Iria.

Uma presença especial nesta peregrinação, para além dos peregrinos, são os dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude – a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora ‘Salus Populi Romani’. 

“O objetivo é duplo, por um lado é o lugar dos nossos patronos, elegemos como patronos da Jornada Mundial da Juventude na Diocese de Leiria-Fátima os Santos Francisco e Jacinta Marto, é a casa deles. Por outro lado, o objetivo também é apresentar a Jornada Mundial da Juventude no altar do mundo que é o Santuário de Fátima” - Padre André Batista, coordenador do Comité Organizador Diocesano de Leiria-Fátima para a JMJ Lisboa 2023

Os deputados da Assembleia da República aprovaram o Decreto n.º 43/XV, sobre a morte medicamente assistida, depois de, em abril, o presidente da República o ter devolvido ao Parlamento.

A presidente da Federação Portuguesa pela Vida, Isilda Pegado, disse que “esta é uma decisão historicamente sancionável contra os direitos humanos”, enquanto a Associação de Médicos Católicos Portugueses, alertando para “um dia negro da história de Portugal”, e lamentou “profundamente” a “ocasião de afrontamento à dignidade dos portugueses”.

‘Livres de escolher se migrar ou ficar’ é o título da mensagem do Papa Francisco para o 109.º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, evocado no último domingo de setembro, este ano a 24 de setembro.

“Já conhecíamos o tema e a primeira coisa que me ocorre é que em Igreja trabalhamos o direito de emigrar mas também temos de olhar o direito de não emigrar, esta dimensão é pouco falada e quando o Papa propõe as fotos que acompanham a Mensagem é uma chamada de atenção à liberdade, trazem a dimensão da liberdade”, disse a diretora da Obra Católica Portuguesa de Migrações, à Agência ECCLESIA.

Eugénia Quaresma assinalou que “na escolha entre a morte e a vida, escolhe-se sempre a vida, no entanto “a escolha é limitada”.

No Programa ECCLESIA, na Antena 1 da rádio pública, este sábado e domingo, pelas 06h00, Fátima vai continuar em destaque, respetivamente, com a peregrinação dos voluntários do COL ao santuário, e com D. José Avelino Bettencourt,  prelado luso-canadiano, núncio apostólico na Geórgia e Arménia.

Este domingo, na entrevista conjunta Ecclesia/Renascença temos como convidado o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, enquanto o Programa ‘70×7’ vai centrar-se no tema Fátima e a paz, a partir das 17h30, na RTP2.

Esta newsletter já vai longa, obrigado por ter chegado aqui. Em www.agencia.ecclesia.pt pode continuar a acompanhar a peregrinação a Fátima, e muitas outras notícias, sobre muitos outros temas de interesse.

Cumprimentos, com votos de um bom fim de semana,
Carlos Borges

“O nascimento dos filhos é o principal indicador para medir a esperança de um povo. Se nascem poucos, significa que há pouca esperança. E isto não só tem repercussões do ponto de vista económico e social, mas prejudica a confiança no futuro” – Papa Francisco, no encerramento dos Estados Gerais da Natalidade, perante autoridades italianas

 


www.agencia.ecclesia.pt

      

--



Sem comentários:

Enviar um comentário