Fratelli Tutti invade São Pedro
7MARGENS | 23 Mai 2023
Cartaz do Encontro Internacional sobre a Fraternidade Humana
A Fundação Fratelli Tutti anunciou que vai realizar no dia 10 de junho na Praça de São Pedro um “encontro internacional sobre a fraternidade humana” com a participação de 30 laureados com o Prémio Nobel da Paz que trabalharão com “pessoas pobres, ambientalistas, associações e estudantes” para redigirem uma Declaração sobre a Fraternidade Humana.
Os organizadores contam com a presença do Papa Francisco e esperam que na tarde do dia 10 de junho a Praça de São Pedro se encha com uma multidão de jovens, entre os quais um grande grupo (300), representando todos os países do mundo, vai criar um cordão a toda a volta da Colunata de Bernini, num simbólico “abraço da paz”.
A iniciativa tem o hashtag #notalone e pretende “apresentar alternativas viáveis baseadas na dignidade e na justiça”, sendo que “entre os temas abordados está a ecologia” nas suas diversas dimensões tematizadas na Encíclica Fratelli Tutti. É da “ecologia integral” nela descrita por Francisco que os organizadores retiram a ideia: “Tudo está relacionado: os gestos da sociedade impactam quer o meio ambiente quer a qualidade de vida humana”.
O encontro começa na Praça de São Pedro às 15h00 de Lisboa e estará em ligação direta a outras 10 praças de várias cidades, com o objetivo de permitir que “diferentes lugares do planeta possam compartilhar e difundir experiências de fraternidade”. A Fundação Fratelli Tutti não especificava, no seu comunicado de dia 23 de maio, quais seriam as cidades escolhidas para essa ligação simultânea.
Os organizadores apresentam a iniciativa como “uma oportunidade para promover a fraternidade e a amizade social entre as pessoas e entre os povos como antídoto para as inúmeras formas de violência e guerras que ocorrem no mundo”.
Sem comentários:
Enviar um comentário