Páginas

quarta-feira, 12 de abril de 2023

Uma das figuras mais populares da igreja portuguesa

Bom dia, paz e bem!!

Sabe quem é “uma das figuras mais populares da igreja portuguesa”?

É o «santo» padre Cruz, que tem uma nova biografia, de Ana Catarina André e Sara Capelo, que chegou, esta terça-feira, às livrarias portuguesas.

O livro «Padre Cruz. O Santo do Povo» conta a história “do rapaz frágil de Alcochete que se tornou padre e dedicou a vida aos pobres, aos presos e aos doentes”.

O padre Francisco Rodrigues da Cruz nasceu a 29 de julho de 1859 e faleceu a 1 de outubro de 1948, com 89 anos: “Os fiéis de todo o país continuam a acorrer ao seu túmulo, em Lisboa, onde fazem fila para rezar”.

Quando li esta notícia lembrei-me de uma imagem do Padre Cruz que temos cá em casa e que era dos meus avós maternos. Ali pelos anos 90 do século passado estava perdida na antiga casa deles, que nessa altura era casa de arrumos, das batatas e do forno a lenha, e estava com a cabeça separada do resto.

Vale ainda a pena lembrar e revisitar o livro ‘Peregrinos’ (da coleção “Retratos”, da Fundação Francisco Manuel dos Santos), que as duas autoras - Ana Catarina André e Sara Capelo - lançaram, em abril de 2017, com histórias de várias pessoas que têm em comum a experiência de peregrinar a pé a Fátima. A apresentação foi da responsabilidade do então padre José Tolentino Mendonça

Em Portugal, a Ordem dos Carmelitas Descalços tem um novo provincial (responsável nacional) para o triénio 2023-2026. O padre Vasco Nuno Tavares da Costa foi eleito esta terça-feira, no primeiro dia do XV Capítulo Provincial, onde também foram eleitos os seus Conselheiros. Esta reunião, no Convento de Avessadas (Marco de Canaveses), termina sexta-feira, 14 de abril.

Da agenda destaco a tradicional peregrinação a Fátima a pé da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da Escola Secundária de Peniche, que acontece desde 1985, entre hoje e sábado, dia 15 de abril.

O Programa ECCLESIA regressa hoje à RTP2, a partir das 15h00, com reportagem e entrevista, e, pouco depois da meia-noite, já na madrugada de quinta-feira, à Antena 1, emissora da rádio pública. Uma conversa que fica disponível no portal de informação e no podcast «Alarga a tua tenda».

Boa quarta-feira de Páscoa, na nossa companhia, em www.agencia.ecclesia.pt.

Cumprimentos,
Carlos Borges


P.S. Muito obrigado à jornalista Lígia Silveira pela surpresa de me ter incluído na newsletter do dia 8 de abril e a todas as pessoas que aceitaram o seu convite de, nesse dia de silêncio, enviar um email por mais um aniversário.


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário