Mais uma mulher a liderar no Vaticano
A religiosa inglesa Helen Alford, 58 anos, acaba de ser nomeada pelo Papa para o cargo de presidente da Pontifícia Academia das Ciências Sociais, em substituição do economista Stefano Zamagni, que desempenhava essas funções desde março de 2019.
Helen Alford, que integra a Ordem das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena desde 1984, exercia presentemente como decana da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino em Roma, conhecida como Angelicum.
A religiosa dominicana é formada em Engenharia de Gestão pela Universidade de Cambridge, onde fez também o doutoramento. Grande parte de sua carreira académica fez-se no Angelicum, como professora na Faculdade de Ciências Sociais, assim como vice-reitora da mesma universidade.
A professora Alford é internacionalmente reconhecida como especialista internacional em ética empresarial e responsabilidade social da empresa. Ética económica e história do pensamento social cristão são alguns dos temas sobre os quais tem publicado e lecionado em diferentes partes do mundo.
Segundo o Vatican News, a dominicana também faz parte dos conselhos científicos de várias revistas científicas, incluindo Journal of Catholic Social Thought, Finance and the Common Good, Transforming Business, e Oikonomia: Revista de Ética e Ciências Sociais. Já era membro ordinário da Pontifícia Academia das Ciências Sociais desde 2020 e foi anteriormente consultora do ex-Pontifício Conselho para a Justiça e a Paz.
Sem comentários:
Enviar um comentário