Páginas

domingo, 16 de abril de 2023

As mãos, pés, voz e coração das pessoas com deficiência

O Papa Francisco valorizou  o trabalho que a Fundação «Madre de la Esperanza de Talavera de la Reina», originária de Toledo, em Espanha, desenvolve com as pessoas com deficiência e com as suas famílias, afirmando serem “as mãos de Jesus, os seus pés, a sua voz, o seu coração”, quando saem para “partilhar com os outros a alegria de o ter encontrado”.

Também hoje Francisco convidou a não ter medo de “traduzir valores antigos em línguas modernas, para que possam chegar a todos”, e pediu que rezassem pelo “dom da paz” em Mianmar.

“Tente sempre ser acolhedor e inclusivo com aqueles que batem à sua porta; tome especial cuidado com a educação dos jovens, ajudando-os a «trazer o melhor de si mesmos» e a encontrar o plano de Deus nas suas vidas, tornando-o uma missão, com paixão. Não esqueçam os idosos, os mais fracos, especialmente os pobres e os doentes; convido-vos a ouvi-los, porque há muito a aprender com aqueles que sabem o que é a vida, a labuta e o sofrimento. Finalmente, numa terra tão rica e bela como a vossa, que sejam modelos de gestão respeitosa da criação, de sobriedade na utilização dos seus frutos, e de generosidade na partilha dos mesmos”, afirmou Francisco aos peregrinos da diocese de Crema, que recebeu no Vaticano.

Por cá, a Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento saudou o aumento de Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD) registado pelo Comité de Ajuda ao Desenvolvimento (CAD) da OCDE, mas pediu que “trajetória de aumento seja consolidada”.

Também D. Erik Varden, monge e bispo de Trondheim, na Noruega, visitou o Mosteiro Trapista de Santa Maria Mãe da Igreja, situado em Palaçoulo, Miranda do Douro, na Diocese de Bragança-Miranda, assinalando a construção e benefício futuro.

“As freiras estão a construir a sua comunidade sobre uma firme fundação espiritual. Estou certo de que esta casa prosperará e se tornará uma fonte de bênçãos para a região e para o país”, indicou.

Neste domingo, porque não ir até Santarém, ao Santuário do Santíssimo Milagre? Trata-se de um local “muitos estrangeiros, filipinos, mexicanos, vietnamitas, italianos”, e com crescente visita dos portugueses - fica o convite do padre Francisco Ruivo, capelão do Santuário.

Pelas 17h34 fica a conhecer o entusiasmo da diocese de Aveiro que em março levou os símbolos da jornada Mundial da Juventude a todo o sue território. É o 70x7 deste domingo, na RTP, que pode encontrar depois, publicado no portal de informação da Agência ECCLESIA. Por lá encontra mais para ver, ler e ouvir!

Tenha um excelente Domingo!

Lígia Silveira


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário