Páginas

segunda-feira, 17 de abril de 2023

AP

Bom dia!

É dia de AP, de início de Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa. Eleições e definição de novos passos a dar no combate a todos os abusos nos ambientes da Igreja Católica em Portugal são temas essenciais da agenda dos trabalhos, que pode acompanhar ao longo desta semana no portal da Agência Ecclesia.

Este domingo, o Papa Francisco disse que a Igreja deve ser uma comunidade aberta, “sem excluir ninguém”, como o lugar onde se manifesta o ressuscitado.

“Nós, onde procuramos o Ressuscitado? Nalgum evento especial, nalguma manifestação religiosa espetacular ou marcante, unicamente nas nossas emoções e sensações? Ou na comunidade, na Igreja, aceitando o desafio de permanecer ali, mesmo que não seja perfeita?”, perguntou o Papa.

No encontro com peregrinos presentes na Praça de São Pedro, Francisco saudou as comunidades de rito bizantino que estão a celebrar a Páscoa e denunciou as mortes “horripilantes” que a guerra na Ucrânia está a provocar, apelando à paz.

“Infelizmente, em chocante contraste com a mensagem pascal, as guerras continuam e continuam a semear mortes de forma horripilante”, disse o Papa desde a janela do apartamento pontifício, no Vaticano, após a recitação da oração do ‘Regina Coeli’.

No encontro deste domingo, o Papa apelou ao fim da violência no Sudão, onde se verificam confrontos entre paramilitares e Forças Armadas, provocando dezenas de mortes, e defendeu São João Paulo II (1920-2005), rejeitando o que considerou como insinuações “ofensivas e infundadas”, surgidas à margem do caso de desaparecimento de Emanuela Orlandi.

Votos de uma ótima jornada!

Paulo Rocha


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário