Páginas

segunda-feira, 24 de abril de 2023

Sou JMJ: 100 dias, 1 sonho

Bom dia e boa semana!

É um projeto que a Agência ECCLESIA inicia a 100 dias da JMJ: em cada dia, partilhamos um sonho de um participantes na próxima Jornada Mundial da Juventude. D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, inaugura esta série de vídeos “Sou JMJ: 100 dias, 1 sonho” a lembrar o momento em que enviou uma carta para Roma a manifestar a disponibilidade para acolher os jovens de todo o mundo e diz que a JMJ Lisboa 2023 está já a ser uma ocasião de rejuvenescimento!

Este domingo, os 100 dias da JMJ assinalaram-se um pouco por todo o país: na Figueira da Foz, reuniram-se representantes de todas as dioceses para acolher o desafio do coordenador geral da jornada: “Todos temos uma tarefa, todos temos uma missão a cumprir nesta JMJ”, afirmou D. Américo Aguiar na homilia da Missa no Parque da cidade. Depois, às 20h23, os relógios assinalaram a hora JMJ com o tocar dos sinos nas torres de muitas igrejas por esse país fora...

O que vai acontecer daqui a 100 dias esteve também em destaque no programa 70x7 deste domingo, onde Henrique Matos visita locais onde vai decorrer a jornada, entre os dias 1 e 6 de agosto, e partilha informações sobre o que acontece em cada um deles... No programa Ecclesia de domingo, na Antena 1, três jovens manifestam vontade de debater a realidade concreta das novas gerações no contexto da JMJ. É o primeiro de uma série de programas que, daqui até à jornada, Octávio Carmo propõe, com jovens de diferentes geografias, grupos e envolvimentos na Igreja.

Este domingo, o Papa Francisco alertou hoje para os “ventos gélidos” da guerra que persistem sobre a Europa, evocando em particular a situação na Ucrânia, os conflitos no Sudão e a crise provocada pelos refugiados.

Neste início desta semana, destaque ainda para a entrevista Renascença/Ecclesia, onde o historiador António Matos Ferreira, coordenador de um projeto de investigação sobre o 25 de Abril, na Universidade Católica Portuguesa UCP, destaca a “mutação” de consciência, na Igreja e na sociedade portuguesa, que não aconteceu num dia, mas foi um “grande processo”. Nas vésperas do 25 de abril, o papel dos católicos na transição democrática é o tema para o programa que partilhamos consigo na RTP2, pouco depois das 15h00, onde contamos com a presença do historiador Paulo Fontes.

A terminar, volto ao tema de abertura desta mensagem para partilhar uma imagem inserida no projeto Hora JMJ e que criou impacto nas margens do Tejo

Votos de uma ótima semana!

Paulo Rocha


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário