Páginas

sábado, 22 de abril de 2023

100 dias para a JMJ em Lisboa, cidade onde se pedala para «combater a solidão e o isolamento»

Bom dia, paz e bem!!

O relógio não para e o itinerário para a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, que acontece de 1 a 6 de agosto, aproxima do sprint. Depois do tempo da maratona, quem sabe uma prova Ironman, ao longo de quatro anos, o Comité Organizador Local (COL) assinala que faltam 100 dias para este encontro, este domingo.

O secretário-executivo da JMJ Lisboa 2023 anunciou que há “mais de 550 mil intenções de inscrição”, com jovens de “praticamente todas as nacionalidades”. Uma boa notícia, neste Dia Mundial da Terra.

“Estamos a pensar que virão muitos jovens de todo o mundo e temos praticamente todas as nacionalidades incluídas nestas intenções de inscrição. Dá-nos muita alegria sentir que vai ser um encontro internacional e com muita diversidade cultural, geográfica”, disse Duarte Ricciardi, em entrevista à Agência ECCLESIA.

Já Mariana Frazão, da Direção Pastoral da Jornada Mundial da Juventude 2023, destacou a dimensão de um evento “único”, que inclui propostas culturais dos cinco continentes no “Festival da Juventude”, espalhado por 80 espaços da cidade.

“Recebemos muitas candidaturas do mundo inteiro: temos teatro, dança, conferências, exposições, vamos ter também torneios desportivos a decorrer”, refere a responsável à Agência ECCLESIA.

Os 100 dias para a JMJ Lisboa 2023 estão em destaque no Programa ‘70×7’, deste domingo, na RTP2, pelas 17h30.

A segunda parte do título desta newsletter é sobre o projeto ‘Pedalar Sem Idade’, uma iniciativa que nasceu na Dinamarca e chegou a Portugal, em 2019, para “combater a solidão e o isolamento”.

“O que nos move é o combate à solidão e ao isolamento, a possibilidade de as pessoas se sentirem integradas, de passearem, serem valorizadas, das suas histórias serem ouvidas, de beberem um café, e percebemos que isso não é só um problema das grandes cidades”, explicou Margarida Guedes Quinhones, diretora-executiva.

Este projeto, para além de Lisboa, está em Castro Verde, Guimarães e Cascais. Na capital portuguesa, os trishaws estão “disponíveis sete dias por semana, de segunda a domingo”.

A entrevista integrou o Programa ECCLESIA deste sábado na rádio Antena 1, e fica disponível online e em podcast.

Este domingo, não perca uma nova emissão do Programa ECCLESIA na mesma antena da emissora pública, com três jovens de diferentes movimentos que se preparam para a JMJ, a entrevista Ecclesia/Renascença, na senda da liberdade, e o convite a trocar “o instante pelo eterno’ do início da Semana de Oração pelas Vocações.

Votos de um bom fim-de-semana!
Saudações,
Carlos Borges


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário