Páginas

quinta-feira, 9 de março de 2023

Évora, Angra e Viana do Castelo afastam sacerdotes suspeitos de abusos

Viana do Castelo, Angra e Évora foram as ultimas dioceses a reagir à lista com nomes de alegados suspeitos de abusos sexuais a menores, na igreja católica, entregue pela comissão independente à Conferencia Episcopal Portuguesa.

Depois do Funchal ter reagido na semana passada, os passos esperados por tantos estão paulatinamente a acontecer, dando lugar a palavras mal explicadas, textos treslidos e momentos comunicacionais falhados.

O Parlamento aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, a audição da Comissão Independente, do presidente da CEP e da ministra da Justiça, entre outras entidades.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) saudou o anúncio de uma audição parlamentar deste organismo e outras instituições, na sequência do relatório da Comissão Independente (CI) para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica.

“Da parte da Conferência Episcopal Portuguesa, estamos totalmente disponíveis para prestar todas as informações e esclarecimentos necessários na Assembleia da República, a propósito das ações que estamos a realizar”, disse D. José Ornelas, em declarações enviadas à Agência ECCLESIA.

Manuel Braga da Cruz, antigo reitor da Universidade Católica Portuguesa (UCP), recebeu esta quarta-feira, em Lisboa, o ‘Prémio de Cultura Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes’, atribuído pela Igreja Católica em Portugal.

“As ciências sociais são ciências da Cultura”, disse o distinguido, numa cerimónia que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, assumindo a entrega do prémio a um cientista social como “um reconhecimento da dimensão cultural do social”.

Deixo ainda a nota para que procure o programa que esta noite foi para o ar com Maria Francisca Silva, que pertence às Comunidades de Vida Cristã (CVX), um movimento de leigos, ligado à espiritualidade inaciana. Esta jovem médica acredita que a Jornadas Mundiais da Juventude Lisboa 2023 serão uma ocasião para os jovens “se reconhecerem Igreja”.

O programa pode ser escutado no portal de informação ou no podcast «Alarga a tua tenda».

Tenha um excelente dia!

Lígia Silveira

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário