Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Halloween: brincadeira inofensiva?

A prática do Halloween vem do povo celta, que era pagão, o qual acreditava que, no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saíam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos, visitar as famílias e levar as pessoas ao mundo dos mortos. Consta que, para espantar esses fantasmas, os celtas tinham o costume de colocar objetos assustadores nas casas, como caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros. 

O termo “Halloween” surgiu mais tarde, no contacto da cultura celta com o Cristianismo. Da contração do termo escocês “Allhallow-eve” (véspera do Dia de Todos os Santos), que era a noite das bruxas, surge o “Halloween”.

A Igreja Católica transformou este ritual pagão, numa festa religiosa, mas em vez de celebrar com os espíritos, bruxas, ou forças ocultas, passou a ser celebrada nesta mesma época para honrar os Santos, daí veio o “All Hallows Day”: o “Dia de Todos os Santos”.

Porém a tradição entre aqueles povos continuou, e além de celebrarem o Dia de Todos os Santos, celebravam também a noite da véspera do Dia de Todos os Santos com as máscaras assustadoras e com outras referências a poderes “ocultos que hoje em dia voltaram a estar muito na moda”.

Esta moda importada dos Estados Unidos tem larga aceitação na Europa e também já chegou ao nosso país.

Não sendo uma tradição cultural entre nós, nem tão pouco religiosa ou profana, põe-se a questão se esta brincadeira será mesmo inofensiva?

Há quem a considere uma prática satânica disfarçada e a forma como se desenvolveu com o apoio dos media e do comércio, generalizou que muito ganha nestas coisas e sem se dar por isso temos uma prática supersticiosa e danosa implementada na nossa sociedade graças também ao esforço nesse sentido dos adeptos da Nova Era ou New Age, para quem tudo o que é esotérico, anti-cristão. No dia 31 de outubro celebram-se em alguns locais, o Dia das Bruxas, com rituais consequentes e em igrejas dedicadas a satanás.

Veja bem leitor, esteja atento e informe-se, porque o diabo não dorme e as pobres crianças, algumas seduzidas nas próprias escolas por professores de algumas disciplinas, andam a brincar com o fogo sem saber, mas os adultos não têm desculpa se não estão informados e deixam que isto aconteça no seio da sua casa, da sua família, com os seus filhos e netos…

Estas modas perversas não são inocentes e basta ver o horror das máscaras para se perceber que de santo não têm nada.

Manuel Maria de Vasconcelos







Sem comentários:

Enviar um comentário