Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Dia de todos os Santos


No dia 1 de novembro, festeja-se no mundo católico, a Solenidade de todos os Santos, isto é, de todos aqueles que, não tendo sido festejados em dias assinalados, são assim comemorados em conjunto. São lembrados como santos, porque se considera que gozam da presença de Deus. Em Portugal é feriado, um feriado religioso. A 2 de novembro, celebram-se os Fiéis Defuntos, aqueles que não acederam ainda à presença de Deus, precisando de serem purificados. Acorrem ao cemitério aqueles que querem honrar a sua memória, orando pelas suas almas, ou apenas lembrando-os apenas, mas todos depondo flores nas suas campas. Como o dia 2 é um dia normal de trabalho, não sendo feriado, comemora-se o dia na véspera, juntando as duas solenidades.

O culto dos mortos é tão antigo como a humanidade. Antropólogos e historiadores consideram que, pelo menos desde o século VI antes de Cristo, os celtas, povos que habitavam o noroeste da Europa, em territórios correspondentes, na atualidade,  à Irlanda, Inglaterra, França, Alemanha e países nórdicos, celebravam o fim do ano no final de outubro, quando acabavam as colheitas. Para eles, o ano dividia-se em duas partes, verão e inverno. Realizavam então a festa do sol, a que chamavam, em irlandês, o Samhain, a festa da passagem do ano. Julgavam esses povos que os deuses permitiam que os mortos regressassem à Terra. Isso constituía uma preocupação para os vivos, porque achavam que os mortos os perseguiam com a intenção de lhes fazer mal e de se vingaram de quem os tivesse prejudicado quando eram vivos. Assim, disfarçavam-se para não serem reconhecidos, oferecendo sacrifícios, por vezes humanos, para os acalmaram. Com a cristianização da Europa, muitas festas pagãs foram transformadas em festas cristãs e, assim, foram aproveitadas essas datas, mas com outro significado.

Foi o que aconteceu com a Festa de todos os Santos e com a comemoração dos Fiéis Defuntos: resultaram da cristianização do Samhain. No entanto, as tradições pagãs continuavam de forma mais ou menos disfarçada.

E donde aparece Halloween?  É uma deturpação de All hallow’s eve  que significa, em inglês antigo, véspera de todos os Santos, designação que o Samhain adotou foi cristianizado.

A famosa abóbora com uma lanterna dentro também nasceu na Irlanda. Tinha um sentido moralizante. Conta a lenda que um tal Jack era um indivíduo que se julgava muito esperto. Enganava toda a gente, não cumpria as promessas feitas e até enganou o diabo por três vezes. Quando morreu, São Pedro não o recebeu no Céu, e o diabo também não o quis e, além de não o querer, condenou-o a voltar para o mundo e a andar acompanhado por uma abóbora oca com uma chama no interior por única iluminação.

Assim a abóbora é um símbolo de penitência. Eu lembro-me ainda, na minha infância, de os rapazes andarem com abóboras iluminadas e isso metia-nos medo, não sei porquê.

A tradição de «doçura ou travessura» também tinha uma origem simpática entre os antigos celtas. Como o ano acabava, os meninos iam a casa dos vizinhos pedirem perdão pelas travessuras que tinham feito durante o ano. Os vizinhos perdoavam e, em sinal de paz, davam-lhes guloseimas. O Halloween foi levado para os Estados Unidos pelos irlandeses, lá se implantou e de lá regressou à Europa como se fosse uma tradição americana. Primeiro foram os meninos alunos de inglês, que incentivados pelos seu professores, iam de casa em casa, com a cara enfarruscada, pedir <<doçura ou travessura>>. Depressa o consumismo viu o filão que isso era. A pouco e pouco as farruscas feitas na cara com carvão foram substituídas por máscaras alusivas a bruxaria a venderem-se em todas as lojas, depois os bares e as discotecas começaram a organizar as suas noites loucas de divertimento com decoração apropriada. Será globalização? Aculturação? Não sei. Que continue, não se pode voltar atrás. Mas que não se perca a tradição portuguesa do <<Pão por Deus>>, em que os meninos iam com uma saca feita com restos de tecidos, em pequenos grupos, perguntando : Oh! Tia, dá pão por Deus?  Se não tem, dê-lho Deus. E as pessoas davam do que tinham, frutos secos, ou mesmo pão.

Esta tradição remonta ao ano a seguir ao terramoto. A maior parte da população de Lisboa, se já era pobre antes dessa tragédia, mais pobre  ficaram os que sobreviveram. Então, no primeiro aniversário do cataclismo, saíram à rua pedindo pão por Deus, aproveitando ser uma festa religiosa. E a tradição ficou, até à década de 80, quando começou a ser substituída pelo Halloween. Quando será retomada? Se foram os professores de inglês que iniciaram a tradição dita americana, que sejam agora os professores de português e de história a retomar a tradição portuguesa.  

Cecília Rezende



Sem comentários:

Enviar um comentário